O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), está realizando um verdadeiro mutirão de obras na sede e na zona rural de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus), com destaque para a implantação e ampliação dos sistemas de abastecimento de água de comunidades rurais do município.
“Desde que eu assumi o governo, a gente deu início a um trabalho de melhoraria da qualidade de água do povo do Amazonas, especialmente no interior. Investimos em sistemas de abastecimento e firmamos parcerias com as prefeituras, por meio da Cosama, para assumir o a abastecimento de água nos municípios.
Água é vida, água significa melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador Wilson Lima. Com investimento no valor de R$ 2,4 milhões, estão em andamento as obras de construção do sistema simplificado de abastecimento de água das comunidades rurais de São José do Amatari, Santa Rosa de Lima e São Pedro de Iracema, todas situadas na zona rural de Itacoatiara.
As obras contemplam a construção e instalação de um sistema simplificado de abastecimento de água em cada uma das três comunidades, incluindo 1.200 metros de rede de distribuição; um poço com profundidade de 100 metros; instalação de bombas; um reservatório elevado; além de chafariz com quatro a cinco pontos de distribuição (torneiras).
Os serviços estão com 28% de avanço e previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano. Obras concluídas No município, o Governo do Estado concluiu, em março deste ano, a implantação do sistema de abastecimento de água na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vila Batista), situada no rio Arari.
E na comunidade de Itaubal, no Arari, foi concluído em novembro de 2020 um sistema de abastecimento de água, com poço tubular e chafariz para distribuição da água. As obras foram entregues à Prefeitura de Itacoatiara para administração e operação dos sistemas.
Novas obras Outras duas obras serão executadas no município, sendo a construção do sistema de abastecimento de água do bairro do Jacarezinho, que contará com um poço de 200 metros de profundidade, reservatório com capacidade de 200 metros cúbicos (m³) de armazenamento e mais de nove quilômetros de rede de distribuição, para 337 ligações domiciliares e 40 ligações intradomiciliares; e a construção do sistema de abastecimento de água, com construção do chafariz, pontos de distribuição, implantação, base do poço, base para cloração, depósito e estrutura do reservatório nas comunidades de Monte Sinai e São José do Rio Urubu.
Para o secretário da Seinfra, Carlos Henrique Lima, os recursos investidos em saneamento têm impacto direto na vida e na saúde da população, principalmente os que vivem na zona rural dos municípios.
“O fornecimento de água boa e de qualidade para estas comunidades é de grande importância para todos que usufruem desses serviços, principalmente porque obras como esta irão proporcionar mais dignidade à população, além de contribuir diretamente com o controle de doenças de veiculação hídrica. Nossa meta é entregar obras úteis e que transformem a vida do povo amazonense e faremos isso em todos os segmentos”, comentou o titular da pasta.