O Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, participou nesta quarta e quinta-feira (16 e 17/08) da 87ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) em Brasília (DF). O evento reuniu secretários de todo o país que, integrados, debateram temas da segurança pública, como feminicídio, organização criminosa, inteligência policial, saúde do agente do sistema de segurança e fundo de segurança pública.
A atividade contou com a participação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e do Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. Durante as reuniões, em suas falas, eles pediram aos secretários de segurança do país que fortaleçam a integração entre os Estados e também entre as corporações, com o objetivo de combater a criminalidade e alinhar políticas públicas.
O titular da SSP-AM, General Carlos Alberto Mansur, destacou a importância da reunião para adoção de boas práticas.
“Estamos sempre buscando boas práticas, tentamos trabalhar com planejamento, troca de informações com o objetivo de melhorar e aumentar, cada vez mais, a sensação de segurança da população amazonense. Por isso, é muito importante a integração dos secretários de segurança do Brasil sob a coordenação do Governo Federal, que está sempre colaborando por meio de recursos na área de segurança pública”, disse.
Na quarta-feira (16/08), a reunião contou com a presença da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que também reforçou a importância da integração nacional para políticas públicas de segurança. Outro assunto abordado pelos secretários foi a necessidade de revisar a legislação penal no Brasil para evitar que homicidas, traficantes e assaltantes sejam colocados em liberdade.
Já na sede do MJSP, o secretário Tadeu Alencar expressou satisfação com o resultado do Monitor da Violência, divulgado pelo G1, sobre a redução de 3,4% no primeiro semestre de 2023 em todo o Brasil. O Estado do Amazonas registrou uma redução de 5,3% no número geral de assassinatos durante o primeiro semestre de 2023. O levantamento é feito com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.