Notícias de política – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (7) uma declaração em defesa do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, atualmente réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Em mensagem divulgada em sua rede social Truth Social, Trump acusou o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra seu aliado político e pediu que o deixem “em paz”.
“Ele [Bolsonaro] não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo povo”, escreveu Trump. O republicano ainda comparou a situação do ex-presidente brasileiro com a sua própria, após a derrota para Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020. “Isso não é nada mais, nada menos do que um ataque a um oponente político — algo que eu sei muito sobre!”, afirmou.
PUBLICIDADE
Na publicação, Trump também elogiou Bolsonaro, a quem descreveu como um “líder forte” e “negociador duro em comércio”, e declarou estar acompanhando de perto os desdobramentos judiciais no Brasil. “O Brasil está fazendo uma coisa terrível em seu tratamento ao ex-presidente Jair Bolsonaro. […] O único julgamento que deveria estar acontecendo é um julgamento pelos eleitores do Brasil — chama-se eleição”, escreveu. Ele finalizou a mensagem com o apelo: “Deixem Bolsonaro em paz!”
O ex-presidente brasileiro integra o chamado “Núcleo 1” da investigação sobre a tentativa de golpe e, segundo o STF, deve ser julgado entre agosto e setembro de 2025.
A fala de Trump gerou repercussão internacional e reforça o alinhamento entre os dois líderes conservadores, que mantêm uma relação próxima desde os respectivos mandatos. A defesa de Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a declaração do presidente norte-americano.
Fonte: AM POST.