A reitora em exercício da UEA, Prof.ª Dr.ª Kátia Couceiro, enfatizou a constância da universidade na participação de eventos e divulgação de inovações sustentáveis. “Essas iniciativas representam a sustentabilidade no estado do Amazonas. São pesquisas e trabalhos que desenvolvemos com muito empenho para poder divulgar em eventos importantes como esse.”
A UEA contará com um stand exclusivo, onde serão abordadas iniciativas que promovem a sinergia entre tecnologia e sustentabilidade para o futuro e soluções inovadoras que estão moldando o desenvolvimento da Amazônia. “A UEA tem um papel fundamental como participante deste evento. Há dois anos nós temos participado da ExpoAmazônia e a universidade sempre é escolhida como a melhor universidade empreendedora”, destacou o diretor da Agin/UEA Prof. Dr. Antônio Mesquita.
O projeto surgiu a partir da Lei 3.595, de 11 de abril de 2011 com a finalidade de gerir a Política de Inovação, de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia da UEA, bem como, implementar ações estratégicas que visem promover, na UEA, um processo encadeado de geração, proteção e transferência do conhecimento produzido para a sociedade.
Desde seu surgimento, a atuação da Agin é voltada para o fortalecimento das ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na UEA, bem como apoiar as ações empreendedoras e articular as parcerias com entidades públicas e privadas, criando oportunidades para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão se beneficiem dessas parcerias e contribuam para o desenvolvimento social e tecnológico da região.