Unidade da Arena da Amazônia foi inaugurada pelo governador Wilson Lima
A nova Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento do Amazonas (ADS), inaugurada no estacionamento superior da Arena da Amazônia, fortalece o trabalho dos produtores rurais do estado que passam a ter mais oportunidades de renda decorrente de suas produções agrícolas vindas do interior do estado.
A nova unidade foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, ampliando para 57 feiras de Produtos Regionais da ADS no estado, sendo 13 são na capital e 44 no interior. O titular da Secretaria de Estado de produção rural (Sepror), Petrúcio Magalhães, enfatiza que esse investimento do Governo do Amazonas impulsiona a cadeia produtiva do estado.
“Aqui é o elo final da cadeia de todo investimento record do Plano Safra, de mais de R$ 3 bilhões no setor, que deságua justamente na necessidade de escoamento e comercialização da produção. Essa feira traz crescimento para o setor e para o interior do estado. E é justamente isso que o governador Wilson Lima tem apoiado porque é possível fazer a produção de alimentos com a nossa biodiversidade”.
A presidente da ADS, Michelle Macedo, pontua a importância do crescimento das feiras. “A cada ano as feiras vêm crescendo e avançando. E essa nova edição é a de número 57, e aqui na Arena da Amazônia as pessoas vão ter oportunidade de toda sexta-feira, à tarde, poder comprar produtos diretamente dos produtores rurais”.
Para quem vive da produção agrícola, a nova feira representa mais oportunidades para melhorias na qualidade de vida. A produtora rural Raimunda de Oliveira, do ramal do laranjal, no município de Manacapuru (a 93 quilômetros de Manaus), conta que o novo espaço trouxe mais oportunidade de crescimento profissional. “Vai melhorar nossa renda e nossa produção. É mais uma feira que estamos trabalhando. Estou muito feliz; gostei demais”.
O produtor rural Gabriel Menezes atua com a venda de queijo e iogurte natural no município de Autazes (a 108 quilômetros de Manaus), e relata que essa ampliação ajuda nas vendas e aquisição de produtos com preços mais acessíveis. “É muito importante porque tanto a pessoas que compram quanto para o produtor têm a oportunidade de comprar e vender os produtos com preços mais acessíveis”.
Daniel de Figueiredo realiza vendas de peixes, e diz que vai ampliar ainda mais seu trabalho nas feiras. “A gente tem mais oportunidade para estar escoando; eu trabalhava só uma feira, agora tenho mais outra para trabalhar”.
*Programação das Feiras*
Em Manaus, as feiras acontecem de terça-feira a domingo em todas as zonas da cidade em espaços com áreas estruturadas pelo Governo do Amazonas em diferentes zonas da capital.
A programação completa está disponível no site da ADS, diretamente nos links http://www.ads.am.gov.br/feiras-regionais/ (capital) e http://www.ads.am.gov.br/feiras-interior/ (no interior).
*Fotos:* Antonio Lima / Secom