O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou durante reunião com governadores da região Norte na 6ª feira (16.jun.2023), em Cuiabá, que o programa de internet gratuita de Elon Musk só atende 3 escolas do Estado.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. “A internet que ele começou a colocar na Amazônia nunca esteve conectada às políticas públicas. Resultado: traficante, grileiro e criminosos têm a antena do Elon Musk, mas a comunidade mais simples, lá do interior, não tem acesso”, disse Wilson Lima.
A Starlink recebeu autorização para operar no Brasil em janeiro de 2022. Os equipamentos são comercializados por representantes da empresa na região. A parceria com Musk para oferecer internet gratuita para escolas foi firmada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e articulada pelo então ministro das Comunicações, Fábio Faria.
À época, o empresário disse que a Starlink conectaria 19.000 escolas em áreas rurais e iria monitorar o desmatamento na Amazônia.