O governador Wilson Lima (União Brasil) é um dos governadores aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL) que já buscam diálogo com o governo Lula (PT), conforme divulgou (29) o Estadão.
“Estado e governo são estruturas que caminham automaticamente. As coisas não deixam de funcionar”, afirmou ao site nacional.
Ao BNC, o governador do Amazonas disse que é importante ter essa boa relação para que possa ter a governabilidade.
Nesse sentido, o governador afirmou que não tem nenhuma dificuldade em manter uma relação com o governo Lula.
Entre os pontos destacados pelo governador reeleito estão a Zona Franca de Manaus, meio ambiente e as rodovias federais como BR-319 e a BR-174.
Todo mundo sabe do meu posicionamento, eu sou aliado com o presidente Bolsonaro, politicamente, eu vou seguir; o Estado do Amazonas não pode prescindir, não pode abrir mão desse diálogo com Brasília. Nós temos aqui questões que são muito sensíveis e que agente depende diretamente do governo federal: a questão da Zona Franca de Manaus (ZFM), disse Wilson sobre o Polo Industrial de Manaus.
Sobre as questões ambientais, o governador aponta a proteção das fronteiras.
A questão da proteção das nossas fronteiras, principalmente ali no Alto Solimões – o município de Tabatinga – e as questões ambientais sempre tiveram muito no foco, sempre tiveram em evidência. E acima de qualquer coisa eu fui eleito governador para o estado do Amazonas, eu fui eleito não para realizar um desejo pessoal meu, mas para dar encaminhamentos às demandas de necessidades do povo que mora aqui; e assim que eu vou seguir, não tenho a menor dificuldade de conversar com quem quer que seja pra que a gente possa fazer com que as coisas aconteçam.
Por fim, o Lima afirmou que no diálogo com o futuro governo federal está a recuperação da BR-319, que o governo amazonense propõe parceria com o governo federal.
A BR-319, por exemplo, é de responsabilidade do governo federal. Eu já me propus a fazer uma parceria com o governo federal pra que agente ajude na recuperação da BR-319 e também da BR-174, que é um corredor de ligação importante entre os estado do Amazonas e de Roraima, a banana, por exemplo, que agente consome aqui em Manaus, ela vem de Roraima, isso nos promove uma relação econômica muito significativa. A soja de Roraima escoa pela 174 e pela AM-070, pelo município de Itacoatiara.
Dessa maneira, Wilson Lima destacou que seu governo caminha para dar condições para que supere ao que ele chama de gargalos. “A gente não pode fazer isso sozinho”, conclui.