O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu as eleições no estado do Amazonas, com uma virada nos últimos votos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). A apuração repete a disputa entre Omar Aziz (PSD) e Coronel Menezes (PL), candidatos ao Senado Federal. Ao longo da apuração, Menezes parecia ser vitorioso, mas Omar virou a disputa aos 95% de urnas apuradas. O feito foi repetido por Lula, que virou a disputa com 92% das urnas apuradas.
Com quase 95% das urnas apuradas, o candidato petista possui mais de dez mil votos de vantagem em relação a Bolsonaro, que tenta a reeleição. No estado, o candidato da coligação de Lula ao governo do Amazonas era o senador Eduardo Braga (MDB), que foi derrotado pelo atual governador Wilson Lima (União), candidato da coligação de Bolsonaro.
A diferença entre os dois se acentua conforme as urnas do interior do Amazonas são abertas. A rota dos votos segue exatamente a batalha pelo Senado Federal entre Omar Aziz e Coronel Menezes no primeiro turno. Nacionalmente, Lula está à frente de Bolsonaro com 50,52% dos votos contra 49,48% do atual presidente. A disputa permanece em aberto.
FONTE: DIA DIA NOTÍCIA