A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) e do Núcleo de Pesquisas Urbana e Regional (NPUR), teve participação de destaque no XVI Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege), realizado no período de 21 a 26 de setembro na Universidade Federal do Amapá (Unifap), campus Macapá.
O grupo foi composto por oito docentes, um pós-doutorando (bolsista Proposdoc/UEA) e cinco mestrandos, que compartilharam pesquisas desenvolvidas na Amazônia e marcaram presença em momentos decisivos do evento.
A participação fez com que o PPGEO/UEA conquistasse, por meio de uma aprovação unânime em assembleia geral, a filiação do programa à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). Segundo o coordenador do PPGEO, Prof. Dr. Julien Thevenin, a participação da universidade foi além de algo simples. “Esta conquista representa um passo decisivo para a consolidação institucional do programa, fortalecendo sua representatividade e inserindo-o, definitivamente, no mais importante coletivo de programas de pós-graduação em Geografia do Brasil”, disse.
“A presença do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEA no XVI Enanpege reforçou a importância da instituição nos debates nacionais sobre a Geografia contemporânea. Com atuação ativa na coordenação de atividades e no lançamento de publicações voltadas à realidade amazônica, o PPGEO/UEA destacou-se como um polo de produção científica regional”, reforçou o pró-reitor de planejamentos da UEA, Prof. Dr. Isaque dos Santos Sousa.
Protagonismo acadêmico
A equipe exibiu 12 trabalhos, produzidos por docentes e discentes, que serão publicados nos anais do evento. Para o professor Julien, isso demonstra a vitalidade da produção intelectual do programa e garantiu a divulgação de suas pesquisas para a comunidade geográfica nacional. Em outro momento, os docentes do programa realizaram a coordenação de 4 Grupos de Trabalho (GT), em parceria com pesquisadores de diferentes regiões do país, apresentando o protagonismo e a capacidade de articulação dos representantes da UEA nos debates teóricos e metodológicos da geografia contemporânea.
Durante a programação, o coordenador Julien Thevenin esteve presente na reunião de direção da área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), onde conta com os coordenadores de todo o Brasil. Na oportunidade, ele inseriu o PPGEO/UEA nas discussões estratégicas que definem os rumos da pós-graduação em Geografia no país.
Reconhecimento acadêmico
O evento também foi marcado pela premiação de menção honrosa à Prof.ª Dra. Susane Patrícia Melo de Lima, que recebeu o prêmio “Maurício de Almeida Abreu “, concedido às melhores teses e dissertações defendidas no Brasil na área da Geografia Humana. Intitulada “A metropolização regional periférica aquém da metrópole: a região metropolitana de Manaus vista do lado de lá”, a tese buscou analisar o processo de metropolização regional nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Manaus (RMM), sem unicamente observá-la pela metrópole, mas compreendendo os municípios metropolitanos com suas condições socioespaciais. A professora teve orientação do Prof. Dr. Ricardo Nogueira.
Segundo a docente, essa homenagem mostra que a UEA agrega, em seu quadro, docentes bem-formados e que podem contribuir com o avanço do conhecimento científico internamente. Já para a região Norte, a pesquisadora enfatiza que isso é o avanço da produção científica no Amazonas.
“Receber esta menção honrosa e premiação representa honra, alegria mas, também, gratidão. Sinto-me, sobretudo, motivada a continuar minha trajetória científica e, também, motivar meus alunos na UEA a buscarem a excelência em seus estudos”, disse Susane, que também conquistou o prêmio “José Aldemir de Oliveira” de melhor tese defendida no Amazonas, concedido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Produção científica e literária
Outro momento de destaque foi o lançamento de duas obras organizadas por docentes do programa. O “Dinâmicas urbanas e regionais na Região Metropolitana de Manaus”, organizado pelos professores doutores Isaque dos Santos Sousa, Susane Patrícia Melo de Lima e Ana Paulina Aguiar Soares, reúne pesquisas de docentes e estudantes desenvolvidas dentro do NPUR, celebrando, também, os 10 anos do núcleo.
Já o “Amazonas: o urbano, o metropolitano e o agrário”, organizado pelos docentes doutores Susane Patrícia Melo de Lima, Isaque dos Santos Sousa e Francilene Sales da Conceição, é formado por textos de outras instituições e autores da região Norte, que buscam refletir a tríade citada no livro (urbano, metropolitano e o agrário).
As obras estão disponíveis, de forma on-line, no seguinte link: https://npuruea.wixsite.com/npur/livros.
Sobre o Enanpege
Promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege), os Encontros Nacionais de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege) reúnem pesquisadores, professores, estudantes do ensino superior e da educação básica do país e exterior. Os encontros propõem oferecer um espaço de reflexão, debate e análise dos principais temas que fundamentam a produção científica e a formação na Geografia brasileira, além de promover a divulgação de pesquisas nos diversos campos da disciplina.
O tema deste ano foi “Geografias em um mundo em crises”, ganhando mais relevância por ocorrer em solo amazônico, precisamente no momento em que a Amazônia torna-se um ponto focal nos debates e iniciativas voltados ao desenvolvimento econômico e social.