Ao todo, são 345 municípios de Rio Grande do Sul foram atingidos pelos temporais, com mais de 850,4 mil pessoas afetadas. Toda a ajuda está sendo bem-vinda e viralizou nas redes sociais um vídeo em que voluntários deram as mãos formando uma espécie de “cordão humano” para ajudar no resgate de moradores ilhados em Canoas.
O resgate foi registrado na noite de sábado (4). Os voluntários puxaram os barcos na tentativa de resgatar pessoas que estão ilhadas no bairro Mathias Velho. No vídeo, é possível observar que a dinâmica do “cordão humano” é reptida várias vezes.
A cada resgate de um novo morador que estava ilhada é possíovel perceber a comemoração das outras pessoas por meio de aplausos. O número de mortes confirmadas decorrentes das fortes chuvas que caem no Rio Grande do Sul subiu para 83.
Outros quatros óbitos estão em investigação para confirmar se há relação com os eventos meteorológicos da última semana. Os dados constam no boletim da Defesa Civil estadual atualizado às 9h desta segunda-feira (6). No momento, o número de desaparecidos chega a 111 pessoas.
Fonte: D24am.