Portal C1 – Notícias
Mundo

Tumba de 2.000 anos é encontrada no local de filmagem de ‘Indiana Jones’

EUA – Há muito tempo há especulações sobre câmaras subterrâneas abaixo do monumento conhecido como Khaznah, ou Tesouro, na antiga cidade de Petra, na Jordânia — e agora isso foi confirmado. Arqueólogos descobriram recentemente uma tumba com pelo menos 12 esqueletos e artefatos humanos, estimados em pelo menos 2.000 anos de idade, informou a CNN . O elaborado monumento, esculpido em penhascos de arenito rosa, já apareceu em vários filmes — é mais conhecido como o local do Santo Graal no filme de 1989 “Indiana Jones e a Última Cruzada”.

 Em 2003, duas tumbas foram encontradas abaixo do lado esquerdo do monumento em uma expedição liderada pelo Dr. Pearce Paul Creasman e outros arqueólogos, levando a teorias de que eles não eram os únicos.

Creasman, diretor executivo do Centro Americano de Pesquisa, e sua equipe usaram uma técnica de sensoriamento remoto chamada radar de penetração no solo, que usa pulsos para detectar objetos subterrâneos e verificar se as características físicas do lado esquerdo, onde as duas primeiras tumbas foram encontradas, correspondiam às características do lado direito.

Eles encontraram fortes semelhanças entre os dois lados, o que lhes deu a prova necessária para obter permissão do governo da Jordânia para começar a cavar.

“Acho que conseguimos algo”, disse Creasman a Josh Gates, apresentador do programa “Expedition Unknown” do Discovery Channel, de acordo com a CNN.

Eles escavaram o túmulo recém-descoberto em agosto com uma equipe de filmagem — mas a descoberta mais chocante foi o que havia dentro dele. A maioria dos túmulos descobertos na cidade antiga estão vazios ou perturbados, mas este estava cheio de restos mortais completos e objetos funerários feitos de bronze, ferro e cerâmica. Pesquisadores disseram que a descoberta pode ser a maior coleção de restos mortais humanos encontrada em um só lugar em Petra.

“Esta é uma descoberta extremamente rara — nos dois séculos em que Petra foi investigada por arqueólogos, nada parecido com isto foi encontrado antes”, disse Gates. “Mesmo em frente a um dos edifícios mais famosos do mundo… ainda há grandes descobertas a serem feitas.”

Entre os artefatos desenterrados bem preservados estavam vários vasos — e um esqueleto foi encontrado segurando um cálice de cerâmica que lembrava o mítico Santo Graal do qual Jesus bebeu na Última Ceia.

Fonte: D24am. 

Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »