O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve assinar nesta quarta-feira (5) uma ordem executiva que proíbe a participação de meninas e mulheres trans em competições esportivas femininas em escolas e universidades. A informação foi divulgada pelo Wall Street Journal.
Segundo fontes anônimas da Casa Branca e do Congresso, a medida foi batizada de “Mantendo Homens Fora de Esportes Femininos” e cumpre uma das promessas de campanha de Trump na corrida eleitoral de 2024.
PUBLICIDADE
A decisão deve alterar o Título IX do Ato da Educação, legislação de 1972 que garante igualdade de gênero na prática esportiva. A medida afetará instituições de ensino que recebem financiamento federal, o que inclui a maioria das universidades norte-americanas.
A Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) informou que apenas um pequeno número das 1,1 mil instituições filiadas será diretamente impactado. O presidente da NCAA declarou que a entidade se adaptará rapidamente à nova diretriz.
A iniciativa tem apoio do Congresso, que já aprovou um projeto de lei semelhante. Contudo, a legislação ainda precisa passar pelo Senado, onde enfrenta resistência de senadores democratas.
PUBLICIDADE
A revogação de políticas afirmativas de gênero tem sido uma prioridade da nova gestão de Trump. Em sua posse, no dia 20 de janeiro, ele reforçou sua posição: “A política oficial do governo dos Estados Unidos reconhece apenas dois gêneros, masculino e feminino”.
Na última terça-feira (28), o presidente assinou uma ordem que encerra o financiamento a instituições médicas que realizam cirurgias e tratamentos hormonais para menores de 19 anos. Além disso, ordenou uma revisão no Pentágono para avaliar a participação de pessoas trans no serviço militar.
Fonte: AM POST.