Ao menos quatro traficantes do Comando Vermelho no Amazonas (CV-AM) morreram e outros foram presos durante a megaoperação contra a facção realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na terça-feira (28). A informação foi confirmada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ) em coletiva nesta quarta-feira (29).
O delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Mário Paulo, informou que os mortos eram traficantes foragidos do Amazonas que se esconderam no Rio em busca de proteção, enquanto outros integrantes da facção foram detidos na operação.
O delegado-geral da Polícia Civil, Bruno Fraga, detalhou os nomes dos criminosos mortos:
- Douglas Conceição de Souza, o Chico Rato, pistoleiro do CV com diversos processos por homicídio;
- Cleideson Silva da Cunha, o Neném ou Loirinho, fugitivo por envolvimento na morte de Aluísio Albuquerque Neto, o Bodinho, em 2022;
- Francisco Myller Moreira da Cunha, condenado por homicídio;
- Dimas, traficante de Japurá.
Durante a operação, a polícia apreendeu mais de 100 fuzis, incluindo um identificado com a assinatura “CV-AM”, indicando ligação com o Amazonas. Nas redes sociais, circula ainda uma lista com 11 faccionados supostamente mortos durante a ação.
Em comunicado, a corporação declarou:
“Luto pelos nossos irmãos que perderam as suas vidas no cumprimento do dever. Jamais serão esquecidos. Foi uma grande perda.”
Fonte: Em Tempo