A forte chuva desse domingo (5) quase impediu que muitos candidatos realizassem as provas Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”. Alguns locais abriram as portas antes do horário estipulado para que os concorrentes não fossem prejudicados.
Foi o caso de uma universidade localizada na Zona Centro-Sul de Manaus. Além da chuva, o trânsito nas proximidades ficou congestionado devido ao grande número de inscritos para o local.
A abertura estava marcada para às 10h30 (horário local), mas o acesso começou a ser liberado por volta das 10h20. De acordo com membros da organização local, a medida foi adotada para garantir mais conforto e segurança aos candidatos, que já formavam longas filas na entrada da instituição, localizada no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul da capital.
O estado que registrou maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 51,2% de ausência.
Ao todo, 7.716 candidatos foram convocados para realizar o exame em Manaus. O concurso oferece 39 vagas no Amazonas, com salários que podem chegar a R$ 8 mil. As provas são aplicadas simultaneamente em nove municípios do estado: Manaus, Parintins, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Itacoatiara, Coari, Lábrea e Manacapuru.