Após o período de recesso, os servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) retomaram integralmente às atividades presenciais ordinárias nesta terça-feira (14), na sede da Corte de Contas.
O expediente regular havia sido suspenso desde o dia 23 de dezembro de 2024, mas setores essenciais continuaram operando em horários especiais, garantindo o recebimento de documentos por meio virtual.
A conselheira-presidente Yara Amazônia Lins destacou que o TCE-AM segue com o objetivo de reorganizar sua estrutura interna, buscando otimizar o trabalho dos servidores e melhorar o atendimento à população.
Uma das prioridades para este ano é o fortalecimento da teleauditoria, agora equipada com infraestrutura própria e tecnologia de ponta. Esses recursos permitirão que a fiscalização alcance áreas remotas de maneira mais eficiente e segura.
Outra novidade prevista para 2025 é a adoção de ferramentas de inteligência artificial, que devem ser empregadas principalmente em auditorias.
“Com o uso da inteligência artificial, teremos maior celeridade na análise de dados e na identificação de inconsistências, uma vez que as ferramentas de IA permitem a análise de um volume maior de informações em menos tempo. Isso acarretará um aumento de eficiência nos trabalhos de fiscalização realizados pelo Tribunal”, afirmou o secretário de Controle Externo (Secex), Stanley Scherrer.
Volta das sessões do Tribunal Pleno
A primeira sessão do Tribunal Pleno de 2025 foi agendada para o dia 05 de fevereiro, com início previsto para às 10h. Durante o recesso, a tramitação de processos e demandas pelo Sistema de Processos e Documentos Eletrônicos (Spede) estava suspensa, mas agora voltou a funcionar normalmente.
O Tribunal de Contas mantém seu horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, enquanto o atendimento presencial para submissão de protocolos ocorre das 7h às 14h. Alternativamente, documentos podem ser enviados pelo e-mail protocolodigital@tce.am.gov.br.
Texto: Pedro Sousa
Foto: Filipe Jazz
fonte:tce