Portal C1 – Notícias
Interior

Tapauá está entre os 15 municípios do Amazonas que mais atendem na Atenção Básica de Saúde

Por metas alcançadas na Atenção Básica, Tapauá (AM), distante 449 quilômetros de Manaus, está entre as 15 cidades amazonenses com melhor nota no ranking onde figuram 62 municípios do Amazonas ficando na frente de cidades mais populosas e ricas como Coari, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Tabatinga e até Manaus.

O índice é a média dos indicadores do programa que financia ações na área da saúde tendo como base o desempenho e a qualidade dos serviços oferecidos pelos municípios. O Previne Brasil avalia indicadores referentes a ações estratégicas de pré-natal, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, doenças crônicas e cobertura vacinal.

Tapauá teve desempenho positivo especialmente nos indicadores que monitoram a proporção de gestantes e consultas pré-natal realizadas, com realização de exames para sífilis e HIV, e de gestantes com atendimento odontológico realizado. Os indicadores relativos ao percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada também apresentaram resultados positivos. O índice mede ainda a cobertura de vacinas como pólio, pentavalente e hipertensão.

O relatório mostra a qualidade do atendimento prestado pela pasta da Saúde, atingindo a pontuação de 7,93 que indica destaque na qualidade da Atenção Básica.

O prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade, comemora o resultado garantindo que o município continuará dando atenção à Saúde, área que ele considera, juntamente com a Educação, primordial. “Esse indicador que o nosso município aparece entre os 15 com melhor avaliação em nível estadual no Previne Brasil é fruto do compromisso que a gestão tem tido através da Secretaria de Saúde com os repasses e a manutenção de programas e outras especialidades médicas. Iremos continuar trabalhando para transformar a vida de nossa população para melhor”, salientou o prefeito.

O prefeito salientou dedica a excelente a dedicação dos profissionais que atuam na pasta da saúde. Conforme o prefeito, esse resultado é um reflexo de um trabalho árduo desenvolvido pelas equipes da secretaria. “Todo trabalho desenvolvido foi baseado em melhorias graduais de desempenho onde nossos funcionários, juntamente com as equipes de atenção básica e vigilância em saúde foram identificando onde estavam as falhas e após avaliação em grupo fomos conseguindo suprir essas necessidades através de reuniões e momentos de oficinas entre as equipes”, ressaltou o prefeito, afirmando que “esse trabalho é incessante e necessário para a constante melhoria na prestação de serviços para a comunidade”.

Previne Brasil – O Previne Brasil é o programa que reformulou o financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). Um dos componentes que fazem parte do repasse mensal aos municípios é o pagamento por desempenho, cujo incentivo financeiro é calculado com base nos resultados de indicadores de atendimento das equipes de saúde.

Foto: Aldair Borges

FONTE: PORTAL DO HOLANDA

Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »