Capacitar professores e alunos da rede pública nas áreas de fabricação digital, robótica, programação e eletrônica básica, ampliando o acesso a conhecimentos fundamentais para a Indústria 4.0 e a revolução digital. Esse é o objetivo do projeto Stem Criar, desenvolvido pela Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), que iniciou as atividades no Centro de Educação de Tempo Integral João Carlos Pereira dos Santos, do município de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus).
O projeto já está presente em 14 municípios do interior do Amazonas, são eles: Iranduba, Manacapuru, Careiro, Presidente Figueiredo, Tefé, Parintins, Tabatinga, Itacoatiara, Apuí, Humaitá, Eirunepé, Codajás, Lábrea e Boca do Acre.
Ao utilizar metodologias ativas e da cultura maker, o projeto busca formar multiplicadores locais que disseminem essas habilidades e conhecimentos. Professores e mentores/alunos da UEA atuam diretamente nas oficinas para promover uma educação adaptada à realidade de cada município, além de fortalecer o vínculo entre a universidade e a comunidade local, fomentar uma nova cultura educacional, integrar ciência, tecnologia e inovação ao dia a dia dos alunos do interior.
Tabatinga é uma das cidades contempladas para a expansão do projeto Stem Criar, que iniciaram as atividades em novembro de 2024. O mentor encarregado para ministrar as aulas dos cursos é o discente Jeovane Rodrigues, do curso de licenciatura em Matemática.
“Espero poder levar esses conhecimentos para os estudantes da educação básica, mostrando como a robótica, a informática e a programação podem ser ferramentas importantes para desenvolver a criatividade e o pensamento crítico deles. Também quero mostrar que o mundo vai muito além da bolha em que vivem, que existe um universo muito maior a ser explorado”, comentou o aluno.
Projeto Stem Criar
O Projeto Stem Criar é um projeto P&D desenvolvido pela EST/UEA, incentivado pela Lei de Informática nº 8.387/1991 para a Amazônia Ocidental. O Projeto tem como objetivo promover a capacitação gratuita de professores e alunos da rede pública de ensino, levando tecnologia para 14 cidades do interior do estado.
fonte:uea