Selecionado em outubro para integrar a primeira edição da Revista Científica do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, o projeto “Ouvir Amazonas”, desenvolvido pela Ouvidoria do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), foi apresentado em exposição durante a quarta edição do Congresso, realizado de 2 a 5 de dezembro, em Florianópolis (SC), reunindo representantes do sistema de controle externo brasileiro e convidados internacionais.
Destacado no pôster “A Ouvidoria como vetor de cidadania no contexto amazônico”, o projeto “Ouvir Amazonas” integra a publicação científica inédita no âmbito dos TCs. A iniciativa do projeto é voltada à interiorização das ações da Ouvidoria, com foco na capacitação de servidores municipais, no fortalecimento das ouvidorias locais e no estímulo à participação cidadã, especialmente em regiões de difícil acesso.
A proposta está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 e 17, que tratam do fortalecimento das instituições, da transparência e das parcerias para o desenvolvimento. Durante o evento, o projeto também foi apresentado à conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, presente no congresso.
Para o conselheiro-ouvidor Mario de Mello, a seleção do pôster representa um reconhecimento técnico relevante e reforça o papel estratégico das ouvidorias no fortalecimento da democracia e do controle social.
“A seleção do pôster da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas na primeira edição da Revista Científica do Congresso Internacional dos Tribunais de Contas representa um importante reconhecimento ao trabalho técnico desenvolvido por nossa equipe. Trata-se de uma iniciativa que evidencia o papel estratégico das ouvidorias como instrumentos de fortalecimento da cidadania, da transparência e do controle social, especialmente no contexto amazônico, que possui desafios próprios e singulares”, afirmou.
Coordenadora dos projetos e programas da Ouvidoria, Solange Ribeiro destacou que o reconhecimento amplia a visibilidade das boas práticas desenvolvidas no Amazonas e reforça o compromisso institucional com a participação social.
“É um reconhecimento que nos deixa extremamente felizes, pois mostra que o trabalho desenvolvido aqui no Amazonas tem relevância internacional. Essa conquista motiva ainda mais a equipe a continuar aprimorando os projetos e reforça que estamos contribuindo para uma sociedade mais justa, participativa e inclusiva”, afirmou.
A servidora Jéssica Jacquiminouth Marinho, que participou da elaboração do pôster, explicou que o trabalho foi construído a partir da vivência prática da equipe da Ouvidoria nos municípios do interior do estado.
“Nós estruturamos o trabalho para mostrar como a Ouvidoria pode ser um canal transformador, especialmente em um território tão diverso e desafiador como o Amazonas. O ‘Ouvir Amazonas’ promove capacitação, orienta gestores e incentiva a população a exercer o controle social. Essa seleção é um reconhecimento coletivo, fruto do empenho de toda a equipe”, destacou.
A iniciativa da revista científica, promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) e de entidades representativas do sistema, tem como objetivo estimular a produção científica e divulgar experiências exitosas voltadas à governança pública, à sustentabilidade e ao fortalecimento da cidadania.