O docente Arthur Ribeiro e a discente Patrícia Ramires, do curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), participaram, nos dias 24 e 27 de setembro, do 1º Congresso dos Professores da Educação Básica em Língua(gem) e Literatura da Panamazônia (CLLIMAZ), realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.
O Congresso reuniu professores da educação básica e superior da (Pan)amazônia para discutir o ensino de língua(gens) e de literaturas como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades.
No evento, a aluna realizou a apresentação intitulada “O jogo como estratégia de ensino da abstração em aula de língua e linguística”, trabalho resultante da experiência como bolsista de monitoria de disciplinas de Linguística no Cestb.
Durante o congresso, o professor esteve presente na mesa-redonda “Reflexões em torno do ensino e da linguagem em áreas de fronteiras”, na qual expôs resultados de experiências de ensino e pesquisa em contextos escolares plurilíngues do tríplice fronteira, localizada a cidade de Tabatinga.
Sobre o CLLIMAZ
O 1º CLLIMAZ tem como objetivo promover a interlocução entre diferentes profissionais da área, pensar o ensino da linguagem além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da Língua Portuguesa e, sobretudo, propor políticas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, enfatizando-se a inclusão social, étnica, cultural, artística, escolar e as diferenças regionais.