Os permissionários e moradores do bairro Praça 14, na zona Sul da capital amazonense, receberam, nesta terça-feira, 11/6, o mercado municipal Maximino Corrêa, totalmente reformado. A estrutura, que estava há nove anos sem receber obra de revitalização, foi entregue pelo prefeito de Manaus, David Almeida.
Para o chefe do Executivo municipal, a entrega significa o resgate de um mercado histórico, e dignidade tanto para os permissionários quanto para os consumidores que frequentam o espaço há mais de 50 anos.
“Este mercado estava prestes a fechar, e ele foi um dos mercados selecionados para que a gente pudesse recuperar. Esta é mais uma estrutura de mercados e feiras que a gente entrega e traz algo inovador. O mercado está totalmente reformado e melhorado, estamos colocando a climatização, disponibilizamos Wi-Fi, uma praça de alimentação dentro do próprio mercado e, assim, a gente pode dar uma melhor condição de trabalho para os permissionários e também para os nossos consumidores”, afirmou Almeida.
Os serviços de modernização realizados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), incluíram a instalação de revestimentos cerâmicos nos boxes, garantindo maior higiene e facilidade na limpeza. Foi implantado um novo telhado e pisos, assegurando maior durabilidade e melhorando a estrutura do mercado, além da implantação de uma praça de alimentação, com a setorização dos boxes para facilitar a organização dos produtos e melhorar a experiência de compra dos consumidores.
“Um mercado como este, que tem a sua relevância neste bairro não poderia ficar de fora do olhar do nosso prefeito David Almeida, e agora os permissionários deste espaço têm um local especial, moderno, revitalizado e, acima de tudo, um local de dignidade onde eles podem comercializar os seus produtos da agricultura familiar”, complementou o titular da Semacc, Wanderson Costa.
Além disso, os banheiros estão mais amplos e acessíveis, construídos com portas amplas e acessibilidade, tornando o mercado mais inclusivo e confortável para todos os frequentadores. Uma nova identidade visual também foi adotada, tornando o espaço mais moderno e acolhedor.
Fundado em 1966, o mercado municipal Maximino Corrêa teve a última reforma em 2015. O espaço possui 559 metros quadrados e atende a 51 permissionários diretos, distribuídos em 39 boxes e 12 bancas, gerando 70 empregos diretos e mais de 300 indiretos.
“Graças a Deus, a prefeitura veio para cá e olhou pela gente. O mercado está a coisa mais linda do mundo. Ninguém esperava que ficaria tão bonito assim, temos banheiros novos, tudo reformado aqui dentro”, agradeceu a permissionária Neude Souza.
FONTE:PREFEITURADEMANAUS