Somando quase 600 mil metros quadrados de área regularizada com novos alvarás expedidos pela Prefeitura de Manaus, de janeiro a agosto de 2024, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) teve uma alta de 5%, no mês passado, em volume de área licenciada, com 42.449,82 metros quadrados contra 40.448,25, de 2023.
O órgão também teve incremento de 18%, no mês de agosto, no número de certidões de alvarás de construção emitidas, sendo 87 este ano e 74 do ano anterior.
E em toda a gestão municipal, de janeiro de 2021 até o mês passado, se somam 4.273.324,78 metros quadrados. No acumulado da gestão, também tem destaque o número de certidões de alvará de construção expedidas, totalizando 3.349. Em 2024, até agosto, foram 484 certidões emitidas.
Segundo o levantamento de Indicadores Imobiliários Nacionais de 2024, referente ao 2° trimestre do ano, as vendas alcançaram um patamar recorde na série histórica do indicador, elevando o acumulado dos últimos 12 meses para 353,95 mil unidades.
Este ano, o mês com maior volume de alvarás por área foi o de abril, quando o Implurb processou o licenciamento de 177.557,13 metros quadrados de área.
Certidões
“Temos números bem expressivos, com destaque para dois, sendo o primeiro o alvará. Ele impacta diretamente na economia da cidade, na geração de emprego, na distribuição de renda e no aquecimento da economia. O Implurb licenciou mais de 599 mil metros quadrados de construções novas e gerou a regularização de mais de 445 mil metros quadrados de área com Habite-se, o que mostra que não é difícil se tirar as certidões e nem é um problema burocrático ter sua obra licenciada, conferindo mais segurança e ter um patrimônio legalizado”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Gestão
Na gestão municipal, Valente destacou, ainda, o licenciamento com novos alvarás de mais de 4,2 milhões de metros quadrados. “Isso impacta em mais de 30 mil empregos diretos e indiretos gerados na capital, promovendo renda, tributos e aquecendo a economia. E percebemos que Manaus está investindo na construção regularizada. Isso valoriza o bem imóvel”, completou o gestor.
O acumulado de área regularizada com o Habite-se soma, em toda a gestão, mais de 3,4 milhões de metros quadrados.
Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. Esses são sinais de que a população está procurando o nosso licenciamento”, lembrou Valente.
Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.
fonte:o koiote.com