A Prefeitura de Manaquiri está entre as piores gestões de saúde do interior do Amazonas. O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) emitiu um parecer onde mostra o desempenho dos municípios.
O levantamento foi sugerido pelo Programa Previne Brasil, do Governo Federal, que analisa a estrutura modelo de financiamento para o aumento e a melhora nos serviços e na atenção primária de saúde dos municípios.
A gestão do prefeito Jair Souto em Manaquiri, ganhou destaque negativo no relatório e deve se reorganizar no setor de saude primária, que nomeou sua irmã Maira Souto para liderar a Secretaria Municipal de Saúde de Manaquiri.
Dentre todos os 62 municípios, Manaquiri teve um desempenho pífio no que se refere saúde básica, mesmo recebendo recursos financeiros do Governo Federal e Estadual, para que se realize ações e serviços de atenção primária na saúde. Segundo o relatório do TCE-AM e do Previne Brasil, Manaquiri não conseguiu alcançar nenhuma das metas estabelecidas para a saúde primária nos municípios.
Moradores e profissionais de saúde do município já fizeram vários protestos contra a atual secretária, irmã do prefeito, que segundo eles vem sucateando a saúde de Manaquiri.
O prefeito Jair Souto, que também é presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), deveria por obrigação, prestar assessoria técnica aos municípios, principalmente no tocante à área de saúde, essencialmente importante no âmbito municipal, mas parece que ele fez tudo ao contrário.
Acabou sendo modelo de gestão a não se seguir, com a pior saúde do Amazonas.
A recomendação do TCE-AM e da Previne Brasil é de que Manaquiri, reveja toda sua gestão referente a ações e serviços de atenção a saúde primária no município, se não, haverá uma auditoria com punição que poderá levar a prisão dos envolvidos.
FONTE: CM7