O prefeito de Manaus, David Almeida, ao lado do titular do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, fiscalizou, na tarde da terça-feira, 22/8, a construção da estrutura metálica que ligará o mirante Lúcia Almeida ao píer turístico que servirá de porta de entrada para os turistas no centro histórico da cidade. As obras fazem parte do projeto “Nosso Centro”, que busca revitalizar a parte central da capital amazonense.
David Almeida explicou que essas estruturas metálicas de 195 metros vão servir para ligar o Mirante Lúcia Almeida com o píer turístico que será construído a partir de março de 2024, possibilitando assim que o turista desembarque na Ilha de São Vicente e já passe a vivenciar uma parte da história de Manaus.
“Essas estruturas serão agregadas ao Mirante Lúcia Almeida e vão ligar ao píer turístico. Essa será uma nova opção aos turistas que vão chegar a cidade, podendo desembarcar no Largo da Ilha de São Vicente, tendo uma experiência diferente, já conhecendo uma das áreas mais importantes da cidade, um espaço onde Manaus começou a ser construída”, enfatizou Almeida.
A área total do mirante é de 4,9 mil metros quadrados e o prédio será o primeiro espaço multigeracional vertical da capital. Simultaneamente, são feitas a infraestrutura de elétrica e lógica e pintura do steel deck.
Hoje, o local é um canteiro gigante com várias frentes de obras, com operários trabalhando desde concretagem de pilares, emboço e acabamento de vigas no primeiro e segundo pavimentos até execução de contrapiso e revestimento nos banheiros, passando pela construção do hall do elevador central do imóvel.
Para Carlos Valente, a obra é mais um ‘gol de placa’ da atual gestão municipal que busca resgatar o centro histórico de Manaus, modernizando os espaços públicos, tornando-os atrativos aos turistas e moradores da cidade.
“Esse píer turístico é parte integrante de todo esforço determinando pelo prefeito David Almeida para que façamos a mudança da história do centro de Manaus. Muitas gestões prometeram isso, mas foi o prefeito David Almeida que aportou recursos para tirar esse projeto do papel. Já no dia 23 de dezembro entregamos a primeira etapa e, mais ou menos em maio, o píer será entregue”, afirmou Valente.