O prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, acompanhado da esposa Danielle Queiroz, da filha Pérola, do vice-prefeito Edilson Lima e de vereadores, visitou a 1ª Feira da Mulher Empreendedora, que aconteceu na sexta-feira (10), na Travessa Raimundo Mota, no Centro. A iniciativa, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, contou com exposição de diversos produtos e serviços nas áreas de embelezamento, gastronomia e artesanato, além de atrações musicais, apresentações culturais e homenagens às mulheres.
Na ocasião, o prefeito fez questão de falar com cada empreendedora para reafirmar o seu apoio ao empreendedorismo feminino na cidade. “Nunca desistam! O Governo Municipal, junto com os vereadores, fará a sua parte para contribuir com o desenvolvimento do negócio de vocês. Um dos nossos projetos em andamento é o lançamento, no mais tardar em abril, do Banco do Povo Coariense, que já foi aprovado pela Câmara, onde vocês poderão ter acesso a crédito, sem burocracia, para fazer investimento no seu negócio. É nosso compromisso”, assegurou.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Socorro Lopes, a feira foi pensada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 deste mês, como uma forma de homenagear as mulheres de Coari e dar oportunidade para as empreendedoras locais expor e vender seus produtos. “Agradeço ao prefeito Keitton Pinheiro, por ter abraçado a ideia e garantir que o espaço seja realizado mais vezes, proporcionando esse momento tão importante para empoderar as mulheres a conquistar a autonomia financeira”, disse.
Ao todo, o evento contou com mais de 70 empreendedoras, sendo 35 alunas da Oficina de Artesanato ofertada pelo Programa Municipal Capacita Coari. Durante a feira, elas receberam seus kits de trabalho para dar continuidade ao aprendizado e conseguir obter uma renda extra. “Com certeza esse incentivo vai ajudar a ampliar meu pequeno negócio porque vou continuar produzindo as peças, pois gostei muito de tudo que aprendi na capacitação”, relatou Valdina dos Santos Mota, empreendedora no ramo de vestuário.
Além de reunir o público feminino em um espaço para a divulgação e comercialização de seus produtos, a 1ª Feira da Mulher Empreendedora também ofertou gratuitamente aos visitantes serviços na área de embelezamento (designer de sobrancelha, corte de cabelo feminino, massagem relaxante, maquiagem básica, limpeza de pele – com apoio do Qualifica Coari), saúde (testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e distribuição de preservativos) e orientações para as mulheres que desejam ser microempreendedoras, em parceria com o SEBRAE.
Teve ainda serviços de pintura e colagem para as crianças, apresentação cultural dos idosos assistidos pelo Centro Público de Convivência Adluver Lira de Góes, sorteio de 200 brindes, diversas atrações musicais e uma linda e merecida homenagem às mulheres coarienses.