a entrega de mais dez moradias totalmente reformadas no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital. O programa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), tem como objetivo beneficiar cerca de 4 mil famílias de baixa renda, proporcionando dignidade de moradia e qualidade de vida.
O prefeito de Manaus, David Almeida, esteve presente na entrega e destacou a importância do programa para a comunidade. Ele ressaltou que muitas famílias não conseguiram concluir a construção de suas casas devido à falta de recursos, vivendo em condições precárias. O ‘Casa Manauara’ visa melhorar essas condições, realizando reparos nas casas, recuperando banheiros, fiações elétricas e realizando pinturas, proporcionando uma melhor qualidade de vida e resgatando a dignidade dessas pessoas.
O programa prevê que a prefeitura investirá até 90% do valor da reforma, com o proprietário contribuindo com apenas 10%, podendo parcelar esse valor em até 60 vezes, com uma carência de 3 meses para o pagamento da primeira parcela. Essa iniciativa tem impactado positivamente a vida das famílias beneficiadas, como afirmou Leandro, um pai de família autônomo, que se sentiu revitalizado com as melhorias em sua casa.
As reformas incluem cobertura da casa, forro, pintura, além da parte elétrica e do banheiro, de acordo com a necessidade de cada família. Além do bairro Colônia Antônio Aleixo, o programa está realizando levantamentos nos bairros Puraquequara e Zumbi dos Palmares, onde também será aplicado o Programa Manaus Legal, de regularização fundiária, para selecionar os imóveis que serão reformados.
Além das reformas, o prefeito David Almeida assinou um convênio com o governo federal para a construção de 1.056 novas moradias para vítimas de calamidade na comunidade Pingo D’Água, no bairro Jorge Teixeira, zona Norte, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com isso, Manaus se destaca como a capital com o maior número de moradias liberadas do novo programa Minha Casa, Minha Vida, pelo governo federal, totalizando 4.736 casas garantidas até o momento. Essas iniciativas reforçam o compromisso da gestão municipal em promover o bem-estar e a qualidade de vida da população de Manaus.
*com informações da prefeiturademanaus