Fruto de parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Sociedade Albert Einstein, o Programa de Inovação e Empreendedorismo em Bioinformática concluiu sua primeira turma com uma competição de startups criadas pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos. Com apoio do Grupo Bemol, o “Projeto Baré” contemplou 20 alunos de diferentes cursos de graduação, agora certificados na área que une biologia e tecnologia da informação (TI).
A cerimônia de encerramento ocorreu no sábado (30/11), na Escola Superior de Tecnologia (EST). O programa foi criado para despertar a visão empreendedora nos participantes e otimizar a oferta de profissionais ao Polo Industrial de Manaus (PIM). Durante 11 meses, estudantes de Engenharia, Computação, Ciências da Saúde, Biológicas e Exatas da instituição foram qualificados para dominar ferramentas de bioinformática em sintonia com as demandas do mercado.
De acordo com o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib – que foi representado na ocasião pelo diretor da Agência de Inovação (Agin/UEA), Prof. Dr. Antônio Mesquita – a cultura da inovação e do empreendedorismo é uma das prioridades da atual gestão da universidade.
“Vivemos um momento em que o futuro exige adaptação, criatividade e um olhar visionário para os desafios que se apresentam. Na UEA buscamos fomentar um ambiente que inspire nossos estudantes, professores e colaboradores a explorar novas ideias, transformar conhecimento em soluções práticas e a empreender com responsabilidade e impacto social”, disse o reitor.
Na última aula do projeto, uma banca examinadora avaliou seis projetos de startup e elegeu como vencedor o “miasmAI”, um modelo de Inteligência Artificial criado por quatro alunos da EST e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) com o objetivo de automatizar e acelerar a detecção de malária. O grupo foi premiado com uma viagem a São Paulo para conhecer as instalações do hospital Albert Einstein.
“Foi uma experiência maravilhosa. Me trouxe ideias novas, me trouxe networking com pessoas que nunca pensei que teria acesso, tanto aqui da universidade, com colegas de outras áreas, mas também com professores que vieram de outros estados do Brasil”, declarou o aluno João Carvalho, um dos vencedores da competição.
Para o coordenador-geral do Projeto Baré e diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Jr., a iniciativa cumpriu o objetivo de construir uma conexão estratégica entre a tecnologia e a saúde, a partir do incentivo à inovação e ao empreendedorismo.
“A partir de agora, nossos estudantes estão qualificados para moldar, ativamente, os próximos passos da pesquisa e da prática na interface entre saúde e tecnologia. Isso significa que a UEA, sob a liderança do reitor André Zogahib, passa a ser referência também no importante setor de bioinformática, numa relação academia-mercado cada vez mais estreita”, avaliou o diretor.
Presente ao encerramento do programa, o diretor-presidente do Grupo Bemol, Denis Minev, fez um balanço positivo da parceria entre as três instituições que entregou à sociedade mão de obra qualificada em informática biomédica.
“Meus parabéns a todos os participantes. Vocês deram um passo grande, largo não só para suas trajetórias profissionais, mas para o Amazonas. Espero que vocês continuem fazendo investimentos desse tipo em suas carreiras, transmitindo para outras pessoas, para que o nosso estado possa dar um salto nessa direção”, salientou.
Além da EST e ESA, o Projeto Baré teve a participação de estudantes da Escola Normal Superior (ENS) da UEA. Todos foram selecionados por meio de processo seletivo e, ao longo do programa, receberam bolsas de estudo mensais, custeadas pelo Grupo Bemol.
Sobre a bioinformática
Conforme conceitua o National Human Genome Research Institute (NHGRI), a bioinformática é uma subdisciplina da biologia e da TI que faz a aquisição, armazenamento, análise e difusão de dados biológicos, em especial sequências de DNA e aminoácidos. É considerada a base atual da biotecnologia ao permitir desenvolver medicamentos mais eficientes e combater as mudanças climáticas.
fonte:uea