A Universidade do Estado do Amazonas promoveu, por meio da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), palestra com a temática “Óculos VR: OSCE no Multiverso”, na terça-feira (1°/10).
O tema da palestra teve como foco o uso do óculos VR na aplicação do Exame Clínico Estruturado e Objetivo (da sigla em inglês OSCE), que busca criar cenários simulados para avaliar o estudante durante o atendimento médico ao paciente.
A capacitação gratuita foi realizada no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde e contou com a participação de alunos, docentes e técnicos que, além da palestra, também tiveram acesso a um treinamento prático.
A apresentação foi realizada por Matheus Negrão e Prof.ª Dra. Luciana Nedel, líder de inovação e coordenadora acadêmica, respectivamente, do Metahealth da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O líder de inovação do Metahealth RNP/UFRGS e palestrante do evento, Matheus Negrão, explica que os treinamentos são construídos com base em uma metodologia já bem estabelecida para avaliar alunos na área médica.
“Nós temos como parceiros no projeto a UFRGS, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e também a Universidade Federal de Pelotas. Estamos há dois anos com o projeto em execução e levando para o público-alvo nos últimos seis meses. A recepção tem sido ótima e estamos cada vez mais evoluindo o projeto com base no feedback que recebemos de pessoas especializadas na área da saúde”, disse o palestrante.
Sobre o Metahealth RNP/UFRGS
A plataforma de treinamento criada para preparar profissionais da saúde por meio de ambientes de simulação em realidade virtual.
A solução permite que médicos, estudantes e instituições de saúde potencializem suas habilidades clínicas. Trata-se de um hub imersivo, onde estudantes e profissionais de saúde têm acesso a simuladores específicos para treinamento e manutenção das habilidades necessárias ao competente exercício profissional.