A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Incubadora de Empresas (INUEA), realizou, no dia 5 de dezembro de 2025, a cerimônia de graduação de cinco startups que concluíram todas as etapas de incubação. O evento ocorreu às 18h, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST), e marcou a consolidação de mais um ciclo de apoio ao empreendedorismo e à inovação no ambiente acadêmico da UEA.
A solenidade celebrou a evolução das empresas que atingiram maturidade para atuar no mercado de forma competitiva e autônoma, após passarem por etapas de desenvolvimento tecnológico, validação de modelo de negócio e aprimoramento de gestão dentro da incubadora.
A mesa de honra foi composta pelo Prof. Dr. Isaque dos Santos Sousa, chefe de Gabinete da UEA, representando o Magnífico reitor, Prof. Dr. André Luiz Nunes Zogahib; Washington Gomes de Souza Filho, representando o diretor-executivo da Agência de Inovação e Propriedade Intelectual (Agin), Prof. Dr. Antônio de Lima Mesquita; Prof. Dr. Wladimir Leite, coordenador de Qualidade da ESO; Jeibi Medeiros da Costa, secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; Prof.ª Dra. Francisca Keila de Freitas Amoedo, diretora do Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp); e Prof. Dr. Neuler André Soares de Almeida, coordenador sistêmico da INUEA em Manaus.
Foram graduadas as seguintes startups:
1. Hattori Tech – CEO Adrio Hattori
2. Flyng Saci Games Studio – CEO Silker Teles
3. Navegan – CEO Michelle Guimarães
4. Drive On – CEO Expedito Belmont
5. Amazon Porridge – CEO Vanilson Pereira da Costa
A cerimônia seguiu as diretrizes do Manual de Certificação Cerne I Metodologia Nacional, que orienta boas práticas de gestão e operação de incubadoras de empresas, reforçando o compromisso da INUEA com a excelência, a inovação e a sustentabilidade dos negócios amazônicos.
Durante o evento, também foi lançado o StartLab – INUEA, novo programa de mentorias que entrará em operação em 2026. A iniciativa contará com a participação direta das startups graduadas, ampliando o ciclo de colaboração e fortalecendo a rede de inovação da instituição.
A graduação reuniu representantes da UEA, empreendedores, parceiros institucionais e membros do ecossistema de inovação do Amazonas, celebrando conquistas e inspirando novas trajetórias empreendedoras na região.

Texto: João Vitor Marinho