A Igreja de São Sebastião, um dos principais cartões-postais do Centro Histórico de Manaus, será oficialmente entregue à população nesta sexta-feira (28), às 14h, após passar por um amplo processo de restauração.
Esta é a segunda igreja centenária reformada neste ano dentro do conjunto urbano tombado pelo Iphan. Em junho, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios já havia sido reinaugurada, enquanto a Catedral Metropolitana segue em obras com investimento superior a R$ 8 milhões.
Processo de restauração da igreja de São Sebastião
A revitalização das três igrejas começou com um pedido formal da Arquidiocese de Manaus à bancada federal, ainda em 2022.
A proposta contou com articulação do Implurb, da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) e do próprio Iphan, que atuou na elaboração técnica do projeto de engenharia e arquitetura.
O processo de restauração da Igreja de São Sebastião recebeu cerca de R$ 2,2 milhões, destinados por meio de emenda parlamentar.
As obras contemplaram melhorias estruturais, conservação artística e adequações necessárias para garantir a preservação histórica do imóvel, tombado tanto pelo Iphan quanto pelo Governo do Amazonas.
*Com informações Portal Norte