Notícias de Manaus – Uma tentativa de furto de cabos elétricos provocou uma pane na subestação de energia do Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, localizado na zona leste de Manaus e gerou complicações dentro da unidade. O caso teria ocorrido na noite dessa sexta-feira (16/05) e até a manhã deste sábado (17/05) não teria sido normalizado.
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a tentativa de furto causou a interrupção do fornecimento elétrico da unidade. O gerador de emergência do hospital entrou em funcionamento imediatamente após a falha, evitando que os serviços fossem totalmente paralisados. No entanto, como medida preventiva, a SES-AM ativou seu plano de contingência para evitar riscos maiores aos pacientes.
De acordo com informações da SES-AM, o responsável pela ação criminosa, que ainda não foi identificado, sofreu uma descarga elétrica durante o crime e fugiu do local antes da chegada das autoridades. Até o momento, ele segue foragido, e o caso está sob investigação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Leia também: Vaza vídeo de traficante Carlin após ser fuzilado pelo BOPE
A situação mais crítica envolveu os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), especialmente aqueles que necessitavam de ventilação mecânica. A secretaria informou que equipes médicas foram mobilizadas para garantir o transporte seguro dessas pessoas para outras unidades de saúde da capital. Apesar da gravidade da ocorrência, não houve registros de complicações ou mortes entre os pacientes transferidos.
PUBLICIDADE
Para garantir a estabilidade do fornecimento de energia, a SES-AM determinou a instalação de novos sistemas de nobreaks (fontes de alimentação ininterruptas) e deslocou uma equipe técnica especializada para realizar os reparos necessários na subestação danificada. A concessionária de energia também foi acionada para auxiliar na avaliação e restauração da estrutura.
A direção do hospital registrou boletim de ocorrência e reforçou que a segurança foi intensificada na área externa da unidade, a fim de evitar novas ações criminosas que comprometam o funcionamento do serviço essencial.
PUBLICIDADE
Leia a nota completa da SES-AM:
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que o Hospital e Pronto-Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo sofreu interrupção no fornecimento de energia elétrica na noite desta sexta (15/05), em decorrência de uma tentativa de furto de cabos da subestação de energia da unidade. O gerador do hospital foi acionado automaticamente após o ocorrido.
PUBLICIDADE
Diante da situação, as equipes da SES-AM, em conjunto com a equipe técnica do hospital, acionaram o plano de contingência da secretaria para esse tipo de situação e estão atuando desde a ocorrência com prioridade total para garantir a segurança dos pacientes. Entre as medidas está a transferência de pacientes de UTI, que precisam de ventilação mecânica, para outras unidades de hospital. Nenhuma intercorrência mais grave foi registrada entre os pacientes.
Além das transferências, foram providenciados novos nobreaks para backup, enquanto a secretaria trabalha no reparo na subestação. A concessionária de energia também foi acionada para auxiliar na questão e um Boletim de Ocorrência foi registrado pela direção da unidade.
O suspeito da ação criminosa sofreu uma descarga elétrica, fugindo do local em seguida e equipes das forças de segurança estão na região à procura do mesmo. O caso está sob investigação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) vai reforçar o policiamento no entorno da unidade de saúde, com ações das equipes da 27ª Cicom.
Fonte: AM POST.