A ativista ambiental Greta Thunberg foi detida com outros ativistas durante protestos contra a demolição de uma vila em Garzweiler 2 perto da cidade de Luetzerath, na Alemanha, nesta terça-feira (17), segundo a polícia do país.
“Ela foi então parada e levada por nós com este grupo para fora da área de perigo imediato, para obter sua identidade”, disse um porta-voz da polícia de Aachen à agência de notícias Reuters.
Imagens mostraram a polícia alemã carregando Thunberg para longe da área onde ocorrem os principais protestos. Ela se sentou com um grupo de manifestantes perto da borda da mina. A polícia começou a limpar o local na última quarta-feira (11). Thunberg chegou ao local na sexta-feira (13), a tempo de uma grande manifestação no sábado (14).
A polícia da Alemanha afirmou que Greta foi abordada e carregada pelos policiais para fora de uma região supostamente perigosa. Ainda não se sabe o que vai acontecer com Thunberg ou o grupo com o qual ela foi detida
A vila que Greta e outros os ativistas estavam protestando está sendo derrubada para as obras expansão de uma mina de carvão mineral a céu aberto. Uma empresa de energia tem permissão para a expansão da mina sob um acordo de compromisso que também inclui que a empresa deve deixar de produzir eletricidade com carvão no oeste da Alemanha até 2030
As atividades de mineração deverão ser retomadas nos próximos meses para atender à demanda energética ligada à crise de abastecimento que atingiu a Alemanha após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Fonte: D24am