O prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio (PSD), está envolvido em uma nova polêmica. Desta vez um contrato com assinatura do prefeito autoriza o pagamento de R$ 892.000,00 para a empresa “Coimbra Navegações” realizar serviços de transporte de cargas intermunicipais de forma fluvial, terrestre e aérea.
No entanto, a Coimbra Navegações, que é atua sumariamente com viagens de pessoas por barcos no rio Amazonas, não demonstra qualquer condição logística aparente para atender as demandas terrestres ou aéreas. O termo foi publicado no Diário Oficial da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) em 9 de fevereiro de 2023, com o número de contrato Nº 047/2023 DO PRP – 022/2023 – PMM e terá vigência por 12 meses
A empresa contratada é a Regilson Borges Coimbra, com nome fantasia “Coimbra Navegações”, localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, cadastrada no CNPJ N° 84.097.476/0001-82. O site da Receita Federal informa que o responsável pela empresa é Regilson Borges Coimbra. A empresa é classificada como Microempresa (ME) e possui um capital social de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
Apesar do contrato anunciar a aquisição de passagens e transporte de cargas intermunicipais (aérea, fluvial e terrestre), a Receita Federal mostra que a empresa Coimbra não mostra nenhuma informação sobre a existência de aviões que possam realizar o transporte de forma aérea, ou ônibus e carretas que atendam a demanda terrestre.
Ao contrário, a empresa ‘Coimbra Navegações’, mostra uma grande quantidade de evidências que trabalha exclusivamente com transportes por navegação, inclusive com uma página dedicada às viagens pelos município do interior do Amazonas via barcos. Embora na licitação tenha especificações sobre as passagens que serão utilizadas e em seus detalhamentos, é possível conferir a existência de passagem de avião e de carro.