A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou dois novos espaços de ensino, pesquisa e extensão no Centro de Estudos Superiores de Tefé (Cest): o Laboratório Alexandrina, do curso de História, e o Laboratório de Bioprospecção Microbiana, que beneficiará os cursos de Biologia e Química.
O Laboratório Alexandrina foi inaugurado em um evento que contou com a presença da Prof.ª Dra. Patrícia Melo, pesquisadora de referência nos estudos da história indígena e negra na Amazônia.
Este novo ambiente visa proporcionar aos estudantes e pesquisadores um local adequado para a análise documental, o desenvolvimento de projetos e a preservação da memória histórica local e amazônica, desenvolvendo a pesquisa decolonial e a história social na região. O Laboratório de Bioprospecção Microbiana é de suma importância para a pesquisa em Biologia e Química. A concretização deste projeto teve como principal articulador o Prof. Dr. Spartaco Astolfi, um dos maiores especialistas em Biotecnologia do Brasil.

O espaço está equipado para a investigação de microrganismos da biodiversidade amazônica, com potencial uso em diversas áreas, como a descoberta de novos fármacos, biocombustíveis e insumos biotecnológicos, consolidando a vocação da unidade para a pesquisa aplicada e a inovação.
O Prof. Dr. Yomarley Holanda, diretor do Cest, ressaltou a importância dos novos laboratórios.
“É um fim de semestre muito especial para a nossa unidade. Conseguimos entregar dois laboratórios reformados, equipados e com apoio técnico qualificado para atender às nossas comunidades acadêmicas e formar ainda melhor os nossos estudantes. O Cest está cada vez mais alinhado com as redes de pesquisa do Brasil.”
O professor Yomarley Holanda também fez questão de agradecer o apoio interinstitucional que tornou as inaugurações possíveis, mencionando a Gestão Superior da UEA e as diversas instituições parceiras, como Idsm, Rami, Rede Bionorte, Ifam, Sesai, Prefeitura de Tefé, Semed, Seduc, entre outras.
Por: UEA