Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) participaram, entre os dias 9 e 10 de outubro, do seminário temático com o tema “Turismo étnico indígena em contexto Amazônico, desafios e perspectivas para o fortalecimento da cultura e do patrimônio”. O evento ocorreu na sede da Universidade Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e teve como objetivo geral apresentar o cenário do plano de ordenamento do turismo étnico e as expressões culturais das comunidades turistificadas.
“Nosso objetivo é difundir a pesquisa na Amazônia junto às comunidades tradicionais a partir do turismo étnico. Acenado para as perspectivas e limitações no contexto amazônico, além de estreitar diálogos com pesquisadores de universidades do Sul do Brasil. Participaram do evento profissionais do Pará, Mato Grosso, Acre, Sul e Sudeste do país”, enfatizou a Prof.ª Dra. Joelma Monteiro de Carvalho, docente da UEA.
O Prof. Dr. Valdir Soares da UEA foi o responsável pela palestra de abertura do evento e que apresentou um trabalho produzido por meio da pesquisa aplicada no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Univali. A pesquisa possibilitou desvelar o turismo étnico indígena pelo viés da semiótica das culturas e da geografia com a interface no turismo.
O seminário foi apresentado pelos professor (es) Luciano Torres Tricarico (Univali), Prof. Dr. Valdir Soares, Joelma Monteiro de Carvalho e Danielle Mariam Araujo dos Santos (UEA). A Univali é parceira da UEA na formação de doutores em Turismo e Hotelaria.