O Prof. Dr. Tiago Eugenio de Melo, docente da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), irá representar a universidade no novo projeto do programa estratégico que busca fortalecer e consolidar a pesquisa científica e tecnológica no Brasil: a rede dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). A proposta de pesquisa em Inteligência Artificial, responsável para Linguística Computacional, Tratamento e Disseminação de Informação, foi aprovada com um investimento de R$ 14,8 milhões e reúne cerca de 80 pesquisadores de mais de 30 instituições brasileiras e internacionais.
Coordenado pelo Prof. Dr. Marcos André Gonçalves, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (DCC/UFMG), e subcoordenado pelo Prof. Dr. Altigran Silva, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o INCT tem como foco o desenvolvimento de soluções em Inteligência Artificial para o processamento e a disseminação de informações em português e em outras línguas faladas no Brasil, com ênfase em responsabilidade, ética e impacto social, sendo considerado um dos mais importantes projetos nacionais na área de Inteligência Artificial.
Para o professor do curso de Engenharia da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL/UEA), membro do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI), o INCT em Inteligência Artificial propõe avanços significativos em aplicações de IA com responsabilidade social. “Participar de um projeto com essa dimensão reforça a importância de termos pesquisadores da região Norte contribuindo ativamente para o avanço da área. É uma grande satisfação representar a UEA nesse consórcio nacional, ao lado de instituições e professores amplamente reconhecidos, e contribuir para consolidar a presença da nossa universidade em pesquisas de ponta”, ressaltou.
fonte;uea