Discentes e docentes do curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) apresentaram trabalhos no 25º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais (CBECiMat) de 2024, realizado entre 24/11 a 28/11, no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza. Ao todo, foram exibidos 17 estudos produzidos no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e no Laboratório de Materiais e Processamentos (Labmatpro) da instituição, com o apoio dos coordenadores do curso, Prof. Dr. Adalberto Gomes de Miranda e Prof. Dr. José Costa de Macedo.
Os trabalhos continham resultados e avanços relacionados ao desenvolvimento de novos materiais, aplicação de técnicas de caracterização, análise de propriedades específicas e na avaliação de sustentabilidade e desempenho. Segundo a aluna do curso de Engenharia de Materiais Bruna Marinho, as pesquisas ganharam destaque no encontro pela relevância à sustentabilidade e inovação, além de trazerem soluções baseadas na biodiversidade e recursos naturais da Amazônia.
A estudante também afirmou que o congresso proporcionou enriquecimento em conhecimento, técnicas e metodologias que poderão ser usadas nas atuais ou futuras pesquisas acadêmicas. “Embora existam desafios relacionados ao acesso de recursos, o potencial para desenvolvimento de novos materiais e soluções locais torna os alunos da UEA uma parte importante do congresso, contribuindo com perspectivas únicas e inovadoras. Participar desses eventos aumenta a visibilidade dos alunos, colocando-os em um caminho promissor para o desenvolvimento acadêmico e profissional”, ressaltou Bruna.