As acadêmicas Caroline Balieiro e Emanuelle Campos Amaral, do curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESA/UEA), realizaram estágios observership nos Estados Unidos. As atividades das alunas duraram períodos que variaram de duas a cinco semanas.
Caroline realizou as atividades de estágio no Brigham and Women’s Hospital, filiado a Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Durante o período de cinco semanas, acompanhou as consultas dos hospitais, presenciou discussões de casos, grand rounds, aprendeu os mais variados procedimentos e tecnologias disponíveis no hospital.
“Foi uma experiência inesquecível! Uma oportunidade de aprender com os maiores especialistas da área diretamente de Harvard e integrar as consultas clínicas com evidências científicas. Sou muito grata pela UEA incentivar, ampliar tanto nossos horizontes. Principalmente a Dra. Kátia Couceiro que desde o começo acreditou que daria certo”, relatou Caroline.
Já Emanuelle, trabalhou na área de Neurologia com foco em neuropatias periféricas e eletroneuromiografia, na Mayo Clinic – campus Rochester, em Nova Iorque. No período de duas semanas, colocou em prática os conhecimentos clínicos e teóricos por meio de consultas, exames e a exposição a novas tecnologias e inteligência artificial.
“Durante o período de estágio, pude aprender com grandes nomes da neurologia mundial e aprimorar meus conhecimentos. A UEA abre as portas para os alunos correrem atrás de várias oportunidades. Basta tentarmos e contar com a universidade que ela nos ajudará. Sou muito grata a essa oportunidade e, com certeza, não teria conseguido sem o suporte que recebi”, disse Emanuelle.