Portal C1 – Notícias
TCE

Dasilon Lagos e William Paixão, estudantes do curso de Contabilidade do Núcleo de Ensino Superior de Manicoré da Universidade do Estado do Amazonas (Nesmani/UEA) representaram o Amazonas na 1ª Olimpíada Nacional de Contabilidade, realizada pelo Congresso Federal de Contabilidade (CFC), durante o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). O evento ocorreu na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. A dupla apresentou o trabalho sobre “Crédito de Carbono Voltado para o Desenvolvimento Sustentável nas Comunidades Ribeirinhas”. A obra enfatiza o papel do profissional de contabilidade nas políticas públicas voltadas para as comunidades ribeirinhas, constantemente atingidas por crimes ambientais, como o desmatamento, garimpo ilegal e queimadas. “Foi uma experiência muito boa, a gente realmente conseguiu fazer bastante contato, conhecemos bastante pessoas, conseguimos ir na feira de negócios, em palestras. Isso tudo ampliou a nossa visão de mundo, principalmente sobre o mundo da contabilidade”, enfatizou Dasilon Oliveira. “Desde que me formei, eu participo de quase todos esses Congressos e amo de paixão. Fui eu que os incentivei a participarem. Acho muito importante para valorizar nossa educação continuada, rever e fazer novos amigos. E, principalmente, aprender tudo de mais importante do mundo das Ciências Contábeis”, destacou a mediadora da participação, Prof.ª Ma. Ana Maria Ferreira Gomes. Os estudantes também homenagearam Marcelo Rocha de Lima, acadêmico de contabilidade que passou no exame de suficiência, mas faleceu antes de ter a oportunidade de participar do Congresso. “Ele já havia passado no exame, veio aqui pra Manaus, fez essa prova e acabou sendo aprovado, mas infelizmente, ocorreu essa fatalidade. Então, a gente não podia deixar de homenageá-lo, foi a primeira coisa que fizemos quando chegamos”, disse Willian Doce da Paixão. O desafio final da equipe teve como tema “Conectando o Futuro: Inovação, Empreendedorismo e Soft Skills na Contabilidade da Geração Z”, onde os participantes tiveram 3 horas para preparar e apresentar um pitch durante o II Fórum Brasil Jovens Lideranças. Dasilon e William discutiram projetos já desenvolvidos pela UEA em Manicoré, além dos desafios enfrentados para chegar ao Congresso. Sobre a Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC) Com o intuito de difundir o conhecimento contábil entre os profissionais da contabilidade e a sociedade civil, bem como promover a troca de experiências, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou a 1ª edição da Olimpíada Nacional de Contabilidade (ONC). A atividade é destinada aos estudantes matriculados em qualquer instituição de ensino superior brasileira, no curso de Ciências Contábeis, e aos profissionais devidamente registrados em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, o Tribunal de Contas do Amazonas realizou, na manhã desta quarta-feira (18), um evento com foco na conscientização sobre a prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental. Organizado pela Diretoria de Saúde (Disau), o encontro aconteceu no auditório da Corte de Contas, e contou com a presença de servidores, terceirizados, estagiários, jovens aprendizes e membros da sociedade civil.

O evento, que recebeu o apoio da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins, teve como principal objetivo alertar sobre a importância da saúde mental e incentivar a busca por ajuda em momentos de vulnerabilidade emocional.

Na abertura, o diretor da Disau, João Marcos Bemfica, destacou o papel da educação continuada no bem-estar dos servidores do TCE-AM.

“Esse evento faz parte da educação continuada, de bem-estar e saúde ao servidor do Tribunal de Contas. O Setembro Amarelo é relacionado à prevenção do suicídio e nos lembra do quão importante é o cuidado, o cuidar de si para que possamos estar sempre junto de nossa família e nossos entes queridos”, destacou.

A programação contou com palestras de profissionais especializados na área de saúde mental. A palestra, intitulada “Se precisar, peça ajuda”, fez parte de um conjunto de ações promovidas pela Disau ao longo do mês.

A médica psiquiatra Lóren Rodrigues Cavalcante abordou temas relacionados à prevenção do suicídio, enfatizando a necessidade de celebrar a vida. Em seguida, o odontólogo Ricardo Augusto da Fonseca Nogueira falou sobre a relação entre ansiedade e bruxismo, destacando como questões emocionais podem impactar a saúde física.

A psicóloga Cyrlane Santiago, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, conduziu uma dinâmica psicoeducativa, reforçando a importância do autocuidado e do apoio entre os colegas de trabalho.

O evento também proporcionou momentos de interação e descontração, com sorteio de brindes disponibilizados pelo TCE-AM em parceria com a Provisa Gestão de Saúde, além de entrega de certificados aos palestrantes.

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, sendo o dia 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, endossado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Texto: Pedro Sousa
Fotos: Joel Arthus

Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »