A união entre arte, cultura e educação é o objetivo do projeto “Aglomeração Literária: Palavrartes em Move-Mente”, apoiado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do programa de extensão Escola de Egressos. A iniciativa oferece atividades gratuitas com oficinas de escrita criativa, contação de histórias e criação de poemas no estilo slam para a população.
O projeto acontece todos os sábados, no Centro Espírita Casa do Caminho, no bairro Nova Cidade, em Manaus, a partir das 14h. As atividades serão realizadas até o dia 7 de setembro no local.
Além da capital, as oficinas também serão levadas ao município de Coari, com atividades programadas na Escola Estadual Prefeito Alexandre Montoril e Escola Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, nos dias 8 e 9, 10 e 11, respectivamente. No dia 23 de outubro, a ação encerra com o Encontro de Contadores de Histórias, em Manaus, na Escola Normal Superior (ENS/UEA).
Sob a coordenação da professora e pesquisadora Jackeline Monteiro, bolsista de extensão da UEA, inicialmente, como acadêmica do curso de licenciatura em Teatro, em seguida como egressa voluntária, o projeto busca fortalecer a expressão artística, a escuta sensível e a valorização das narrativas autobiográficas no contexto amazônico. A atividade é realizada em parceria com o grupo cultural Allegriah.
A iniciativa interpreta a literatura como uma criação territorial, social e cultural com o poder de transformar histórias e reescrever futuros, criando espaços de cura e acolhimento mediante de trocas afetivas.
A coordenadora da Escola de Egressos, Prof.ª Dra. Osmarina Lima, do curso de Pedagogia da ENS/UEA, destacou que a parceria atende um dos princípios da Escola de Egressos que é o de manter o vínculo do egresso com a UEA. Ela enfatizou, ainda, a importância em levar o projeto a outros munícipios do Amazonas.
“As alianças intersetoriais podem gerar resultados consistentes e duradouros. Nesse sentido, a Escola de Egressos da UEA/ENS tende a se fortalecer ao participar de um projeto dessa natureza, intervindo em espaços não escolares de vários municípios do Amazonas, por meio de ações socioeducacionais capazes de universalizar o aprendizado, a divulgação e a valorização de novos talentos na área da literatura”, disse.
A ação também conta com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação em Ensino de Ciências (PPGeec/UEA), por meio do grupo de pesquisa “Vidar em in-tensões”, coordenado pelas professoras Caroline Barroncas e Mônica Costa.
O projeto envolve a participação de profissionais das áreas de literatura, teatro, educação, pedagogia e música, além de produtores culturais locais e monitores aprendizes no processo de produção e execução das atividades no interior do estado.
A Prof.ª Dra. Osmarina Lima reforçou que o intercâmbio entre egressos, veteranos e calouros nessas ações é de suma importância para motivar e apoiar quem ainda está caminhando rumo à qualificação profissional.
“Incentiva à comunidade a ingressar na universidade, à medida que demonstra que o ensino superior não é somente na sala de aula, mas é, sobretudo, interação com a comunidade local”, finalizou.
A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Conselho Estadual de Cultura (Conec), Associação de Escritores do Amazonas, Grupo Formas em Poemas, entre outras parcerias locais e municipais.
fonte:uea