O Senado aprovou nesta terça-feira (30), por unanimidade, o projeto de resolução (PRS 34/2022) que autoriza o governo do Amazonas a emprestar US$ 80 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os cerca de R$ 406,6 milhões, na moeda brasileira, têm como avalista a República Federativa do Brasil e se destinam ao financiamento parcial novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
O programa é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.
O governador Wilson Lima agradeceu aos senadores.
“Eu quero agradecer aos senadores pela sensibilidade em aprovar um projeto tão importante para o Amazonas. Trata-se de um programa que prevê grandes obras, dentre elas, a recuperação e requalificação de uma área do Igarapé do Quarenta, além de construção de moradias. E moradia digna é prioridade”, afirmou.
Relator do projeto de resolução, o senador Omar Aziz (PSD-AM) deu parecer favorável, acompanhando o encaminhamento do Palácio do Planalto.
“Tirar as pessoas que moram em condições sub-humanas à beira dos igarapés é um trabalho importantíssimo que está nos objetivos do programa. Hoje, felizmente, conseguimos aprovar esse empréstimo, como o aval da União, justamente no último dia de prazo para assinatura do contrato”, explicou Omar Aziz.
FONTE: BNC AMAZONAS