O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na manhã desta segunda-feira, 12/8, contrato com a empresa responsável pela construção das primeiras 960 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. O projeto prevê a construção de cinco mil unidades habitacionais, que alcançarão cerca de 20 mil pessoas na capital.
As unidades contemplam a faixa 1 do programa, voltada para quem possui renda bruta familiar mensal de até dois salários mínimos. Todos os beneficiários devem estar inscritos no Sistema Municipal de Habitação (Simhab), seguindo os critérios técnicos estabelecidos pelo Conselho Municipal de Habitação.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, a assinatura é histórica por se tratar do maior programa habitacional da cidade de Manaus.
“Com essa ação vamos diminuir o déficit habitacional da capital e, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida da população. É uma parceria da prefeitura de Manaus com o Governo Federal através do programa Minha Casa, Minha Vida”, destacou.
Ao todo, foram assinados cinco empreendimentos que somam 960 unidades, que serão construídas nos bairros Tarumã e Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus.
O senador Eduardo Braga, que intermediou junto ao Governo Federal a aprovação do projeto para a construção de moradias populares na capital, participou da assinatura do contrato. Ele destacou que, além das quase mil unidades assinadas hoje, está prevista a entrega de cerca de cinco mil moradias em Manaus, no total.
“Essas 960 unidades fazem parte de um total de praticamente cinco mil unidades que serão assinadas neste ano pela Prefeitura de Manaus para atender as famílias da faixa 1”, explicou.
Prazos
O titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, informou que a previsão atual é de que em um ano as primeiras unidades habitacionais sejam entregues aos beneficiários.
“Com relação ao prazo para começar a obra acredito que a empresa em um mês estará iniciando primeiro com a terraplanagem. A empresa nos garante que em cerca de um ano de atividade vai entregar os primeiros lotes”, disse.
A Semhaf foi criada na gestão do prefeito David Almeida em 2023 com o objetivo de fortalecer a política habitacional e fundiária na capital amazonense.
Fotos: Divulgação
fonte:okoiote.com