Faixa de Gaza – Na madrugada deste sábado (22), o Hamas libertou mais três reféns, totalizando cinco dos seis reféns vivos previstos para a primeira fase do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A entrega dos reféns foi realizada em dois pontos diferentes.
O primeiro lote, composto por Tal Shoham, 40, e Avera Mengistu, 39, foi entregue à Cruz Vermelha por volta das 5h (horário de Brasília), em Rafah, no sul de Gaza.
Já o segundo lote, com Omer Shem, Eliya Cohen e Omer Wenkert, foi liberado em Nuseirat, região central de Gaza, por volta das 7h40 (horário de Brasília). Israel confirmou a recepção de todos os cinco libertados.
O acordo de troca de reféns e prisioneiros, que envolve a libertação de 602 palestinos de centros de detenção israelenses, continua em vigor, mesmo diante de tensões que quase levaram ao rompimento do cessar-fogo.
Desde a implementação do acordo, em 19 de janeiro, esta já é a sétima troca entre as partes. A libertação do refém Hisham Al-Sayed é aguardada nas próximas horas.
Os reféns libertados incluem aqueles sequestrados durante o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, bem como os que haviam sido capturados há cerca de uma década, como Avera Mengistu e Hisham Al-Sayed.
Fonte: D24am.