Duas ativistas ambientais do grupo Just Stop Oil foram presas após atirar tinta laranja em concessionárias de carros de luxo em Londres, nesta quarta-feira (26). Entre os locais atingidos, estão lojas que revendem carros da Owen Bugatti, Jack Barclay Bentley e Ferrari.
No Twitter, o grupo publicou que “as ativistas exigem que o governo suspenda todos os novos consentimentos e licenças de petróleo e gás. O petróleo está causando a crise climática e do custo de vida, nos tornando mais pobres, destruindo empregos e nos matando agora. Novo petróleo e gás é um ato de genocídio”.
Membros do Just Stop Oil também jogaram sopa de tomate na pintura Girassóis, de Van Gogh, no dia 14 de outubro, na Galeria Nacional de Londres. O objetivo da ação era cobrar do governo britânico a suspensão de novos projetos de extração de petróleo e gás.
Também nesta quarta-feira, a ONU advertiu que os compromissos internacionais sobre o clima estão muito longe de responder ao objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a +1,5ºC.
Simon Stiell, secretário-executivo das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, disse que “a soma dos compromissos das 193 partes no acordo pode pôr o mundo no caminho de um aquecimento de +2,5ºC até o fim do século”.
Fonte: D24am