O projeto de lei que permite que pacientes internados no Amazonas recebam ligações de celular por videochamada já foi encaminhado à sanção do governador Wilson Lima (União Brasil). O projeto, proposto pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), foi aprovado nesta quarta-feira (28).
O deputado afirmou que o propósito da lei é dar tratamento humanizado a doentes internados no estado.
“Durante a pandemia, vivemos muitos dramas e um deles foi a impossibilidade de contato paciente-familiar. Nesse cenário, houve a necessidade de adaptação e isso foi feito por meio das videochamadas, que foram realizadas mais em razão da boa vontade dos profissionais que atendiam os pacientes do que atendendo a alguma norma estabelecida”, disse Cidade.
De acordo com ele, isso ameniza os efeitos causados pela internação em pacientes, além de tranquilizar os familiares. “Além disso, a medida humaniza o sistema público de saúde”, afirmou.
Conforme a proposta, as unidades de saúde proporcionarão, no mínimo, uma videochamada a cada dois dias aos pacientes internados em enfermarias, apartamentos e unidades de terapia intensiva.
FONTE: BNC AMAZONAS