“Ganhei 45 quilos só para provar que é fácil perder peso”, afirma o personal trainer Dmitry Azovsky. Ele narra essa história em seu TikTok e já tem mais de 1,4 milhão de seguidores.
Em sua rede social, o homem diz que traçou o objetivo de engordar todo esse peso durante a pandemia porque queria ter a meta de emagrecer tudo de novo em apenas um ano. Embora tenha conquistado milhares de internautas, muitos seguidores demonstram uma certa dúvida sobre seus métodos — e também sobre esse propósito, no mínimo, estranho.
Além de personal trainer, Dmitry é blogueiro e atualiza com frequência suas redes sociais, quando divide cenas de seu cotidiano, alimentação e treinos pesados.
Ele alega que começou a jornada para provar que perder peso não é tão difícil como todo mundo sempre fala, desde que a pessoa saiba como fazer isso. A experiência começou em 2021 e agora, meses depois, ele exibe um visual mais enxuto.
Um ano comendo muito mal
Para começar a jornada, Dmitry estabeleceu que passaria um ano se alimentando apenas de junk food, ou seja, comidas prontas, industrializadas, fast-food e todo tipo de tranqueira alimentar. A ideia era manter essa alimentação desequilibrada e rica em açúcares e gorduras para que ele engordasse 45 quilos.
Então, depois de chegar a esse peso, ele passaria um ano inteiro fazendo dieta e seguindo uma rotina bastante disciplinada para emagrecer novamente.
Documentando todo o experimento nas redes sociais, na fase da dieta para emagrecer Dmitry se exibe levantando (muito) peso e mostrando sua nova dieta, desta vez bastante magra e à base de proteínas.
Para emagrecer em tempo recorde, o personal explica, em um dos vídeos no TikTok, que ele encarou uma dieta extremamente pobre em calorias enquanto, ao mesmo tempo, pegava pesado nos exercícios físicos. Dmitry conta que está consumindo apenas 1.000 calorias por dia.
De acordo com o jornal The Mirror, o NHS — sistema de saúde da Inglaterra — alerta para os riscos de seguir uma dieta muito restrita como a do personal, exceto em condições muito específicas e sempre sob a orientação de um profissional de saúde.
De toda forma, o experimento estranho aparentemente deu certo, mas o custo para a saúde não foi avaliado. Por isso, segundo o Mirror, o NHS recomenda que qualquer pessoa que queira ou precise emagrecer procure um nutricionista e foque um plano dietético que inclua refeições equilibradas para uma perda de peso saudável e sem riscos para a saúde.