A celebração do “Natal em todos os tempos”, apresentada pela Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), marcou a noite da última quarta-feira (4/12) com apresentações artísticas que encantaram o público. O evento ocorre desde 2003 e é resultado da união de colaboradores da unidade acadêmica, professores e alunos dos cursos de Dança, Turismo, Música, Teatro e, pela primeira vez, Produção Audiovisual.
Sob a coordenação da Prof.ª Ma. Hirlândia Milon (Música), do Prof. Dr. Adroaldo Cauduro (Música) e da Prof.ª Dra. Gislaine Pozzeti (Audiovisual e Teatro), o “Natal em todos os tempos” consolidou-se como uma tradição da universidade há mais de 20 anos. As apresentações aconteceram na área externa da Esat, atraindo a atenção do público que passava pelo local, fazendo com que muitas pessoas parassem para assistir. A programação deste ano foi dividida em três partes, com a participação dos projetos de extensão da universidade. No repertório estavam grandes clássicos natalinos como “Jingle Bell Rock”, “We wish you a Merry Christmas”, “Noite feliz” e “Feliz Navidad”, apresentados no estilo de cada projeto, mesclando atuações de alunos e apresentações de dança.
A reitora em exercício, Prof.ª Dra. Katia Couceiro, presente no evento, comentou sobre a força da cultura, da criatividade e da paixão pelo ensino que transparece em cada apresentação. “Ver o público se encantar, parar para assistir e sentir a alegria do Natal por meio da arte, nos lembra do poder que a educação e a arte têm de aproximar pessoas e transformar vidas. É uma honra poder participar e acompanhar de perto essa tradição que já se tornou parte da história da nossa universidade”, disse a reitora.



Para a diretora da Esat, Prof.ª Ma. Adriane de Felippe Rodrigues, o evento é uma oportunidade de celebrar, por meio da arte, o nascimento de Jesus Cristo. “Aqui, mostramos toda a arte que é produzida na Esat por meio de nossos alunos, dos cursos de Dança, Teatro, Música, Turismo, e agora, também, por alunos de Produção Audiovisual”, destacou.


Segundo a coordenadora do evento, Prof.ª Ma. Hirlândia Milon, o espetáculo surgiu a partir dos ensaios do coral da UEA e do balé aéreo. A união desses dois projetos deu origem ao evento, que se tornou uma tradição na Esat. “É emocionante, porque é um projeto que foi ganhando uma dimensão e que envolve toda a nossa unidade acadêmica. O Natal sem essa celebração não é Natal. Por isso, prezamos pelo auto do Natal, a entrada e saída de personagens”, comentou, destacando que a edição deste ano trouxe a estreia da Banda 60+.


O Prof. Dr. Adroaldo Cauduro reforçou que cada edição traz novas apresentações e repertórios. “É um evento muito interessante porque fazemos em frente à nossa unidade. Todo ano é novo, o repertório pode ter alguma coisa diferente, mas o espetáculo nunca é o mesmo”, explicou o, também, coordenador do evento.
Abertura
A abertura especial aconteceu às 15h, com a exibição do filme “Padrinhos de Tóquio” (2003), de Shôgo Furuya e Satoshi Kon, pelo Cineclube Óscar Ramos (Produção Audiovisual).
Primeira parte do espetáculo
A primeira apresentação da noite foi do Projeto de Orquestras e Bandas Infantis e Juvenis (Probijam) da UEA, iniciativa de extensão que oferece formação musical gratuita a crianças e jovens em Manaus. Sob a regência do aluno de música Angel Paz, a orquestra abriu o espetáculo com “Also sprach Zarathustra”, Op. 30, de Richard Strauss.
Em seguida, a Banda 60+ fez sua grande estreia. Coordenado pelo Prof. Dr. Fabio Carmo, o projeto é pioneiro no país, unindo música, ciência e envelhecimento saudável, oferecendo aulas de música gratuitas a pessoas com mais de 60 anos. No palco, a turma mostrou o talento desenvolvido desde o início das aulas em setembro, tocando “Jingle Bells” e “Noite Feliz”.
Para o senhor Raimundo Brasil, de 64 anos, que toca sax alto, a Banda 60+ trouxe benefícios como melhoria na coordenação motora, socialização e mais energia no dia a dia. “Tudo isso é um incentivo para a gente ter disposição. Aumentou minha disposição e minha autoestima”, comentou.


Segunda parte
Na segunda parte do espetáculo, foi apresentada a história do Natal, com a música sob responsabilidade do Madrigal Amazonas da UEA, enquanto alunos de Teatro, Dança e Audiovisual encenaram o nascimento de Jesus Cristo.
Terceira parte
Encerrando a edição deste ano, se apresentaram:
- Grupo de metais da Orquestra Sinfônica da UEA, com repertório incluindo “Adeste Fideles” e “Boas Festas”;
- Grupo de trompas do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Música (Leam) da UEA, interpretando sucessos como “Fantasias natalinas”;
- Sopros e percussão do Musicando, com “Seleção Natalina” e outras peças;
- Camerata de Choro da UEA, apresentando músicas como “Jesus Cristo” e “Natal das Crianças”;
- E, fechando a noite, o Tubones Coral, com hits como “All I want for Christmas is you”, com participação especial do Grupo de Dança Entrecorpus, e “Jingle bell rock”, tendo a presença do Grupo de Dança Pajê.
O “Natal em todos os tempos” segue consolidado como um espetáculo que une tradição, arte e comunidade, encantando o público e celebrando a magia do Natal, por meio da música, dança e criatividade da comunidade acadêmica.