Um colombiano ligado ao Comando Vermelho (CV) e foragido da Justiça brasileira foi preso pela Polícia Federal na última quarta-feira (5), em Valência, na Espanha. Ele constava na Difusão Vermelha da Interpol e era procurado por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro para a facção criminosa que domina o tráfico no Amazonas.
O mandado de prisão preventiva havia sido expedido pela Justiça Federal do Amazonas. O suspeito foi alvo da Operação Xeque-Mate, deflagrada há um mês pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM).
As investigações apontam que o colombiano do CV atuava como operador financeiro da facção no estado, sendo responsável por movimentar valores obtidos com a venda de drogas produzidas na Colômbia e enviadas para o Amazonas.
Os pagamentos eram feitos por meio de criptoativos, utilizando fintechs, empresas de fachada e estruturas paralelas de pagamento.
Durante a operação, a PF cumpriu cinco mandados de prisão e bloqueou cerca de R$ 122 milhões em bens pertencentes à organização criminosa.
A prisão foi realizada pela Polícia Nacional da Espanha, com apoio das Adidâncias da Polícia Federal em Madri e Bogotá. A PF no Amazonas já solicitou à Justiça Federal em Manaus a extradição do preso para o Brasil.