Sindicato dos Bancários do Amazonas critica cortes no banco Itaú e alerta para prejuízos a trabalhadores, clientes e comércio local
Um protesto na Avenida Djalma Batista, em Manaus, realizado nesta segunda-feira (30/09), reuniu representantes do Sindicato dos Bancários do Amazonas em repúdio às recentes demissões de mil funcionários do setor bancário, com foco no Banco Itaú, e ao fechamento de agências na capital amazonense.
De acordo com o vice-presidente do sindicato, Daniel Filho, a mobilização ocorreu como resposta à forma com que os desligamentos estão sendo conduzidos. “A nossa manifestação é contra a forma arbitrária como o Banco Itaú demitiu mil funcionários sem dar direito de se defenderem, sem conversar com os trabalhadores”, afirmou.
O dirigente sindical também destacou o impacto do fechamento de agências bancárias em Manaus, que tem resultado em sobrecarga nas unidades restantes e dificultado o acesso da população aos serviços. “O problema maior que nós estamos enfrentando aqui no Amazonas é o fechamento de agências. Isso prejudica tanto o trabalhador bancário, que é demitido, quanto o cliente, que é deslocado para uma agência distante”, disse.
Daniel também ressaltou os efeitos negativos para o comércio local. “Quando uma agência fecha, o comércio ao redor perde movimento. Isso atinge toda a sociedade”, afirmou.
Sobre a crescente digitalização dos serviços bancários, o vice-presidente declarou que a substituição do atendimento presencial por tecnologias tem excluído parte dos clientes. “Os donos dos bancos estão transformando tudo no eletrônico e descartando o ser humano”, criticou. Ele também alertou para os desafios enfrentados por pessoas que ainda dependem do atendimento tradicional: “Existem aposentados, pensionistas e pessoas com necessidades especiais que não sabem utilizar os aplicativos.”
O sindicato segue acompanhando os desdobramentos e reforçou que continuará lutando contra medidas que afetem o emprego dos trabalhadores e o direito da população ao atendimento bancário digno.
*Com informações Amazonas Noticias