Portal C1 – Notícias
Mundo

Após queimação nos pés, mulher descobre ter vermes no cérebro

EUA – Uma mulher de 30 anos, dos Estados Unidos, descobriu que a sensação de queimação nos pés era causada por vermes parasitas em seu cérebro. O caso foi divulgado no The New England Journal of Medicine na última quarta-feira (12).

 

A paciente, que não teve sua identidade revelada, procurou atendimento médico no Hospital Geral de Massachusetts, em janeiro de 2025, após sentir desconforto em seus pés, uma semana depois de retornar de uma viagem à Tailândia, Japão e Havaí.

 

Inicialmente, a mulher relatou que sentia cansaço, o que acreditava ser consequência da longa jornada. Porém, os sintomas pioraram, com uma sensação de queimação nos pés, que se intensificou com toques leves. Ela procurou ajuda médica em duas ocasiões, mas, após ser medicada com anti-inflamatórios e analgésicos, os sintomas não melhoraram e ela foi orientada a ir para casa.

Os sintomas evoluíram para dores nos braços, febre leve e fortes dores de cabeça, e, em casa, após tomar um medicamento para insônia, ela passou a apresentar confusão mental. Pensava que ainda estava no Havaí, embora já tivesse retornado de viagem havia quase 15 dias.

Após uma série de exames, incluindo uma punção lombar, foi identificado que a paciente estava infectada pelo parasita Angiostrongylus cantonensis, causador da meningite eosinofílica, também conhecida como meningite do caramujo.

 

O parasita, transmitido por moluscos como o caramujo gigante africano, entrou no organismo da mulher após ela ingerir alimentos crus e mal higienizados, como frutas, vegetais e sushis consumidos no Havaí.

Este parasita, originário da Ásia, chegou ao Brasil em 2006 e pode afetar humanos ao consumir alimentos contaminados com suas larvas. A maioria dos infectados apresenta sintomas leves ou nenhum sintoma, mas, em casos mais graves, o parasita pode atingir o cérebro e causar inflamação nas meninges, causando fortes dores de cabeça, rigidez no pescoço, vômitos e até problemas cerebrais graves, que podem levar ao coma e até à morte em casos raros.

 

Especialistas alertam para a importância de uma boa higienização de alimentos e o controle de moluscos em regiões endêmicas, já que a ingestão inadequada pode levar à contaminação e sérios problemas de saúde.

Fonte: D24am.

Publicidade

Mais deste tema...

Carregando....
Translate »