O docente da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas (PPGSC/UEA) Prof. Dr. André Luiz Machado das Neves foi reconhecido, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), como “Pesquisador Destaque”, na subcategoria “Ciências Humanas”, no “Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) – Ennio Candotti – Edição 2024”. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira (27/1), no Museu da Amazônia (Musa), localizado na avenida Margarita, 6.305, bairro Cidade de Deus.
Essa foi a primeira vez que o professor participou da premiação. “Eu fiquei muito feliz, porque é o reconhecimento de um trabalho de anos, uma trajetória de investimento intelectual que a gente se propõe”, disse.
“Desde muito cedo, privilegiei dentro da minha carreira focar na pesquisa, e penso que a universidade te dá essa possibilidade de atuar na extensão, no ensino e na pesquisa. De algum modo, articulei esse tripé dentro do campo da pós-graduação stricto sensu – formação de mestres e doutores- mas com foco na pesquisa que é o meu fio condutor de atuação dentro da instituição”, ressaltou o professor sobre sua trajetória.
Carreira acadêmica
A premiação levou em conta a relevância da carreira do pesquisador, que se destacou na liderança de produções acadêmicas e científicas em nível nacional/internacional, como a investigação sobre microagressões e ostracismo contra pessoas trans, em parceria com a Illinois State University (EUA) e a Universidade do Porto (Portugal).
O docente também tem trabalhado na formação de recursos humanos e fortalecimento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), por meio das orientações em pesquisas de mestrado/doutorado, com liderança também em programas de extensão que vem capacitando novos pesquisadores.
Além disso, é coordenador de projetos financiados pela Fapeam e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, é membro da Câmara de Assessoramento Científico da FAPEAM e das comissões da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Ennio Candotti
O Prêmio Fapeam de CT&I–Edição 2024, neste ano, homenageou o pesquisador Ennio Candotti. Nascido na Itália, emigrou para São Paulo ainda na infância. Formou-se em Física pela Universidade de São Paulo (USP), em 1964, e atuou como professor em várias universidades pelo país.
A paixão pela ciência e seu compromisso com a Amazônia ficaram evidentes na fundação do Musa, onde desempenhou o papel de diretor por 15 anos em Manaus. O conceito de um ‘museu na floresta’ foi um sonho de Candotti que se tornou realidade.
Conquistas se somam na sua história, como o prêmio Kalinga, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que recebeu em 1999, por sua contribuição à popularização da ciência.
Fotos: Daniel Brito